Quarta-feira, 24 de dezembro de 2008 - 16h21
A Coordenação Estadual de Imunização (CEI) da Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa) estabeleceu nesta semana uma parceria com o Porto Velho Shopping, na Capital, para atingir a meta de 95% de cobertura vacinal contra a rubéola no Estado de Rondônia.
Assim, de acordo com a médica Elba Miranda, Coordenadora Estadual de Imunização, a partir desta quarta-feira, até a primeira semana de janeiro, a vacinação contra a rubéola estará sendo realizada num espaço adaptado no segundo piso do Porto Velho Shopping, com vistas a aproveitar o deslocamento das pessoas por ocasião das compras de fim de ano, chamando-as para a importância da vacinação contra a rubéola.
Elba Miranda informa que a administração do PVH Shopping foi bastante receptiva para colaborar com mais essa causa de saúde pública. Segundo ela, faltam poucas pessoas para serem vacinadas e é importante procurá-las nos principais pontos de acesso.
Homens são mais resistentes:
A vacinação contra a rubéola estabeleceu neste ano vacinar a população na faixa etária entre 20 e 39 anos, que é a população mais vulnerável em contrair a doença, porém, os homens são mais resistentes em procurar a vacina. Até hoje, o quadro no Estado mostra um percentual de 97,60% das mulheres vacinadas, contra 91,63% dos homens. Os homens contaminados pela rubéola podem transmitir o vírus para mulheres em idade gestacional, o que representa grave perigo. A imunização tem uma visão voltada para a prevenção. A conseqüência do trabalho além de erradicar a doença possibilita economia de recursos e melhoria no tratamento de portadores de rubéola. Neste sentido, é interessante observar o chamamento para que os homens também busquem os serviços de Saúde para a vacinação, cita Elba Miranda.
Perigos da Rubéola:
A rubéola é uma doença aguda causada por vírus, muito contagioso, que se transmite com extrema facilidade. A pessoa doente pode apresentar manchas avermelhadas na pele, começando no pescoço, que depois se alastra para o tronco, pernas e braços. Podem estar presentes, também, alguns sintomas gripais, dor de cabeça, dores generalizadas, conjuntivite, coriza e tosse. É importante saber que a metade dos casos de rubéola são assintomáticos, ou seja, em 59% dos casos os sintomas não estão presentes, não são visíveis.
Fonte: Decom
Governo de RO reajusta processo de terceirização do JP II após recomendação dos órgãos de controle
Veja a reportagem:
Nota de Esclarecimento da Sesau sobre processo referente ao Aviso de Contratação
A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) esclarece que o processo referente ao Aviso de Contratação nº 90127/2025 segue em andamento, pas
Cães são heróis na luta contra a epilepsia é assunto do Biolab Conectados
A epilepsia afeta cerca de 3 milhões de brasileiros, representando um grande desafio diário para muitos pacientes. No primeiro episódio da nova temp
Passeio Ciclístico dá visibilidade ao Dia Mundial da Doença de Chagas e ao “Abril Verde”
O governo de Rondônia reuniu centenas de ciclistas para o 3° Passeio Ciclístico, evento realizado em alusão ao Dia Mundial da Doença de Chagas, come