Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Patologias cirúrgicas mais comuns na infância



*Dr. Marcelo Ferrari

A Cirurgia Pediátrica nasceu nos anos 60 a partir da necessidade de se formarem profissionais (cirurgiões) orientados a entender, estudar e corrigir patologias no recém-nascido, no lactente,  na criança maior e até mesmo no adolescente, abordando-os diferentemente do adulto.

A gênese (origem, causa) das doenças que necessitam de cirurgia na infância é por si só, diferente das causas das mesmas patologias no adulto. Em sua grande maioria são decorrentes de algum defeito que ocorreu na fase embrionária ou perinatal.

As patologias (doenças) cirúrgicas congênitas mais comuns da infância são:

* As Hérnias Inguinais;
* A Hérnia Umbilical;
* A Hidrocele;
* A Fimose;
* A Criptorquidia;
* A Hipospádia, dentre outras menos comuns...

Por ora vamos falar sobre a Hérnia Inguinal na Criança.

A hérnia inguinal é o aparecimento de uma massa (caroço, tumoração) na virilha da criança. Quando a mesma é volumosa pode chegar até a região escrotal (saquinho onde se localizam os testículos) e aí, ela é chamada de Hérnia Inguino-Escrotal.

A mesma pode aparecer e desaparecer aos esforços (choro, esforço para urinar, evacuar, tosse, correr, etc). Mas, entendam bem: a hérnia inguinal não se cura sozinha...sem cirurgia!

A Hérnia Inguinal é uma patologia que necessita de correção cirúrgica tão logo seja diagnosticada, não devendo-se esperar a criança crescer ou ganhar peso, como pensam alguns pais ou mesmo alguns colegas. Como consequência de se prolongar a sua correção, crianças podem apresentar muito facilmente o seu encarceramento (aprisionamento do conteúdo da hérnia na virilha ou na bolsa escrotal) constituindo-se numa emergência cirúrgica pediátrica, muitas vezes em condições não ideais.

Reforçando o que mencionamos anteriormente: "A Correção Cirúrgica deve ser realizada tão logo se diagnostique a Hérnia, não devendo ser protelada sua correção, exceto em casos de tosse ou resfriado, lesões de pela na região a ser abordada, etc". Hoje,  a maioria dos serviços e hospitais possibilitam a correção cirúrgica até mesmo em recém-nascidos muito pequenos.

Normalmente nos meninos o que adentra pela hérnia é o intestino e na menina é a trompa ou o ovário. Ao contrário da maioria das hérnias no adulto, a sua origem está relacionada ao não fechamento de um pequeno orifício na região inguinal que se fecha espontaneamente ao nascimento. Quatro entre cem crianças apresentam hérnia na infância, sendo mais comum a hérnia no lado direito e em prematuros.

A Correção é realizada sob anestesia geral com complementação local o que proporciona o alívio da dor nas primeiras horas do pós-operatório. A incisão (corte, cicatriz) é muito pequena, quase mínima, na região um pouquinho acima do púbis, esta gordurinha acima da genitália, proporcionado  um resultado estético muito bom e uma futura cicatriz quase invisível. A criança ou o bebê, permanecem por no máximo 24 horas no hospital e na maioria das vezes o paciente vai pra casa no mesmo dia.

A Recuperação é excelente na grande maioria da gurizada.

Na próximo artigo falaremos sobre FIMOSE.

Até a próxima!

* Dr. Marcelo Ferrari é Cirurgião Pediátrico e Urologista Infantil, com título de especialista e formação no Rio de Janeiro e na Europa.

Atende regularmente no Hospital São Paulo (3441.4612) e no Hospital dos Acidentados (3441.2253) em CACOAL.
Celulares: (69) 9984.5884 e (54) 8138.2022
Email: marceloferrari13@hotmail.com

** QUAISQUER DÚVIDAS PODEM ME ACESSAR PELO MEU EMAIL OU CELULARES PARA ORIENTAÇÕES E/OU DIRIMIR DÚVIDAS.


 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

TCE-RO fiscaliza hospital e unidades de saúde no fim de semana para melhorar atendimento à população

TCE-RO fiscaliza hospital e unidades de saúde no fim de semana para melhorar atendimento à população

As permanentes inspeções do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) seguiram, na tarde deste sábado (11/1), em unidades de pronto-atendime

Ji-Paraná recebe reforço na saúde com entrega de ambulâncias e insumos hospitalares pelo Governo de Rondônia.

Ji-Paraná recebe reforço na saúde com entrega de ambulâncias e insumos hospitalares pelo Governo de Rondônia.

Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d

Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia

Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia

Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao

Gente de Opinião Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)