Sábado, 24 de maio de 2008 - 21h25
Planta com alto valor protéico reforça Banco de Alimentos de Ariquemes
O Ora-pro-nóbis será o próximo reforço alimentar do Banco de Alimentos de Ariquemes. Cem mudas serão transplantadas nos próximos dias para a área do Projeto Alimento Inteligente, da Prefeitura Municipal, que funciona na sede da Associação dos Pecuaristas de Ariquemes APA -. As cem mudas oriundas de Minas Gerais foram doadas por Roberto Ramos que cultiva a planta há mais de cinco anos. O Ora-pro-nóbis, que em latim é 'roga por nós', é uma planta da família das cactáceas - à qual pertencem os cactos - originária de regiões tropicais da América.
É utilizada na alimentação e serve para fazer cercas vivas. É muito conhecida pela população rural em algumas regiões do país, como em Minas Gerais.
O Ora-pro-nóbis é uma trepadeira, com folhas suculentas. Nos ramos mais jovens há pequenos espinhos. Nos mais velhos e grossos, os espinhos são longos como agulhas. Popularmente, esta planta é conhecida como 'Filé de pobre', numa interessante referência a sua riqueza protéica.
Segundo o professor Dr.José Cambraia, do Departamento de Biologia Geral da Universidade Federal de Viçosa, MG, suas folhas possuem cerca de 25% de proteínas, das quais 85% acham-se numa forma digestiva, facilmente aproveitável pelo organismo. É um valor muito alto, mesmo se comparando com vegetais mais famosos, como o espinafre, que tem um teor de 2,2% de proteínas. O Dr. José Cambraia, lembra que as proteínas são um dos principais alimentos do nosso corpo, e que além da grande quantidade de proteínas, o Ora-pro-nóbis, possui ainda vitamina A, vitamina B, vitamina C, Cálcio, Fósforo e Ferro.
O chefe do executivo, que faz seu uso regularmente, quer usa-lá na multimistura e nas inúmeras receitas que a planta proporciona e reforçar o cardápio da merenda escolar, assim como das entidades que a Prefeitura assiste.
Fonte: Ascom
Em meio ao estado de emergência na saúde decretado pela Prefeitura de Porto Velho, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN/SUS) deu continuidad
Médico Luiz Maiorquim é eleito presidente do Simero
Veja a reportagem:
Força Nacional do SUS chega a Porto Velho para avaliar a situação da saúde pública
Nesta terça-feira (4), a Prefeitura de Porto Velho apresentou os profissionais da Força Nacional do SUS do Ministério da Saúde que estão na capital, a
Fiscalização do TCE-RO melhora atendimento nas UPAs de Porto Velho, mas revela falhas graves
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou fiscalizações, neste sábado (1º/2), em unidades de saúde de Porto Velho. O trabalho per