Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Porto Velho: moradores do Cristal da Calama recebem atendimento dentro do residencial

Ação contou com consultas, orientações para planejamento familiar e vacinação


Porto Velho: moradores do Cristal da Calama recebem atendimento dentro do residencial - Gente de Opinião

A Prefeitura de Porto Velho ofertou aos moradores das 2.932 casas do residencial Cristal da Calama, localizado na zona Leste de Porto Velho, atendimentos e orientações na área da saúde na manhã de sábado (11). Foram oferecidas consultas com clínico geral, orientação para planejamento familiar focado em laqueadura e vasectomia, além de vacinação de campanha.

“Por ser uma comunidade que não tem uma equipe específica de referência essas ações acabam sendo um acesso aos serviços básicos que eles necessitam e que eventualmente encontram uma maior dificuldade ao procurar uma unidade básica mais próxima, porque a mais próxima fica distante, então a gente percebe que consegue dar um acesso com qualidade a aquela demanda básica que necessitam”, disse Ana Emanuela de Carvalho Chagas, subgerente do Núcleo de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, comentando sobre a participação popular ao chamado.

Para receber o atendimento, os moradores pegavam uma senha, passavam pela avaliação inicial com aferição de pressão e teste de glicemia, para posteriormente passarem pela consulta médica. “Aqui é muito mais fácil do que ir até a unidade mais próxima, então eu vim com as minhas filhas para consulta de rotina”, comentou a dona de casa, Dulce Queiti, de 36 anos.

Dulce Queiti aproveitou para levar as filhas para consulta de rotina Dulce Queiti aproveitou para levar as filhas para consulta de rotinaOs serviços foram concentrados na Associação de Moradores, que solicitou junto à Semusa a realização da ação. Do lado de fora, oito empreendedoras do projeto Feira da Mulher Empreendedora, do Departamento de Políticas Públicas para Mulheres (DPPM), da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), também aproveitavam para comercializar seus produtos.

“A gente fez a solicitação por não termos uma unidade de saúde para cobertura do residencial. Atualmente buscamos atendimento na unidade Ernandes Índio, a cada seis meses a gente tenta trazer essa ação de saúde para dentro da comunidade. A gente avisa a comunidade através das redes sociais e assim todos ficam sabendo. Nós agradecemos à Semusa por sempre nos atender”, enfatizou Dúlia Passos, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Cristal da Calama.

Para ofertar o atendimento à comunidade, a Semusa contou com o apoio dos alunos do curso de técnico de Enfermagem da escola Iesb. E apesar de serem maioria, não foram só as mulheres que aproveitaram a oportunidade. Manoel Socorro, 48 anos, aproveitou a folga para se consultar. “Eu já tenho problemas de saúde, e no sábado fica mais fácil buscar esse atendimento”, justificou o estivador.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé

Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos

Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos

A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)