Sexta-feira, 18 de outubro de 2019 - 12h51
O Dia de Mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo - O Dia D - será lançado em Porto Velho neste sábado (19) com uma solenidade às 9h na unidade de saúde Osvaldo Piana, localizada na avenida Campos Sales, no bairro Areal na zona sul.
Embora Porto Velho tenha atingido a meta de vacinação em 2018, a gestão Hildon Chaves está reforçando a proteção contra a doença que já registrou surtos em 16 estados.
São Paulo enfrenta a situação mais grave com pouco mais de 8 mil casos e quatro óbitos, entre os quais, duas crianças menores de um ano.
Segundo a secretária de saúde do Município, Eliana Pasini, a capital de Rondônia não registrou nenhum caso de sarampo neste ano, mas a Semusa está intensificando a vacinação devido a baixa procura. “Todas as unidades de saúde da zona urbana e rural irão funcionar neste sábado das 8 às 17h”, destacou.
Essa fase é para crianças
A meta da Semusa é imunizar 35 mil crianças de seis meses a menor de cinco anos com atualização de cartão.
De acordo com Elizeth Gomes, gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha foi divida em duas etapas. Nesta primeira fase que ocorre até o dia 25 deste mês, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos, enquanto que, na segunda, que vai do dia 18 a 30 de novembro, será imunizado o público na faixa etária dos 20 aos 29 anos.
"A vacina contra o sarampo não faz parte do calendário vacinal das crianças de seis a onze meses, porém a imunização desse público é uma estratégia para intensificar a proteção, tendo em vista que é um grupo bastante vulnerável", esclareceu Elizeth, ressaltando que a vacina entra no calendário vacinal a partir de um ano. Depois do Dia D a vacinação continua como rotina nos postos de saúde.
Governo de RO reajusta processo de terceirização do JP II após recomendação dos órgãos de controle
Veja a reportagem:
Nota de Esclarecimento da Sesau sobre processo referente ao Aviso de Contratação
A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) esclarece que o processo referente ao Aviso de Contratação nº 90127/2025 segue em andamento, pas
Cães são heróis na luta contra a epilepsia é assunto do Biolab Conectados
A epilepsia afeta cerca de 3 milhões de brasileiros, representando um grande desafio diário para muitos pacientes. No primeiro episódio da nova temp
Passeio Ciclístico dá visibilidade ao Dia Mundial da Doença de Chagas e ao “Abril Verde”
O governo de Rondônia reuniu centenas de ciclistas para o 3° Passeio Ciclístico, evento realizado em alusão ao Dia Mundial da Doença de Chagas, come