Sexta-feira, 4 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura atende casos de urgência e emergência nas Policlínicas


  
A Prefeitura de Porto Velho, através das Policlínicas Municipais está atendendo prontamente 24 horas por dia, vítimas de graves traumas provocadas por acidentes de trânsito e tentativas de homicídio, principalmente por arma branca e disparo de arma de fogo. Mesmo que esses casos sejam de alta complexidade e exijam a presença de cirurgiões especializados para o atendimento, as policlínicas são, em muitos casos, a primeira opção para os atendimentos de urgência. Os pacientes são levados até as policlínicas por familiares e populares que tentam salvar as vítimas, já que em muitas ocasiões o Pronto Socorro do Hospital João Paulo II, que é o local ideal para o atendimento, não está próximo do local do fato e as policlínicas são as opções mais rápidas. 

Segundo a responsável pelo departamento de média e alta complexidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Fátima Milhomem, “O prefeito Roberto Sobrinho sensível à necessidade da população em ter esse tipo prestação de socorro autorizou a capacitação de nossos profissionais de saúde. Os nossos médicos e técnicos estão capacitados para receber estes casos estabilizando as vítimas até a chegada das ambulâncias do Samu ou do Corpo de Bombeiros para as levar até o pronto socorro, onde o atendimento será continuado”, explicou Fátima. 

As policlínicas estão instaladas em pontos estratégicos nos bairros para melhor atender à população, assim acabam recebendo muitos casos de alta complexidade. Em média as policlínicas chegam a atender 500 pacientes por dia, no pronto atendimento e no ambulatório. As clínicas contam com raio X, desfibrilador, eletrocardiograma, respiração mecânica, oxímetro entre outros aparelhos para estabilizar o paciente e garantir a sobrevivência deles até a transferência para um centro especializado público ou privado. 

As policlínicas que estão com estes atendimentos são a Ana Adelaide, no bairro Pedrinhas; Hamilton Gondim, no bairro Tancredo Neves; José Adelino, no bairro Ulisses Guimarães e Manoel Amorim de Matos, no bairro Jardim Eldorado. A policlínica José Adelino está sendo reformada e ampliada e também contará com aparelho de Raio X.

Capacitados

Em janeiro deste ano, a prefeitura através da Semusa, trouxe médicos da Escola Brasileira de Cirurgiões que ministraram cursos para 32 médicos e técnicos sobre atendimento de emergência, urgência e traumas. O curso foi financiado com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). Esses profissionais do município estão aptos a realizar atendimentos avançados em casos de traumas, mas não há médicos cirurgiões de plantão e nem Unidades de Tratamento Intensivo (U.T.I.) nas policlínicas, por isso, os pacientes atendidos e estabilizados, são transferidos para hospitais especializados em alta complexidade. Os números desses atendimentos são pequenos, mas significativos, e como há procura da população para esses casos a prefeitura se capacitou para atender as vítimas da violência urbana e do trânsito.

Fonte: Nara Vargas

Gente de OpiniãoSexta-feira, 4 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sistema “Meu Exame On” já emitiu mais de 260 mil resultados laboratoriais

Sistema “Meu Exame On” já emitiu mais de 260 mil resultados laboratoriais

Desde a sua implementação, há pouco mais de dois meses, o sistema “Meu Exame On”, desenvolvido pela Prefeitura de Porto Velho, já emitiu 265.746 exame

Rondônia avança na saúde pública com redução das filas de espera e expansão de cirurgias e exames

Rondônia avança na saúde pública com redução das filas de espera e expansão de cirurgias e exames

Um dos principais objetivos da gestão estadual tem sido reduzir as filas de espera e aumentar o acesso a cirurgias e exames. Nos últimos três anos,

Hospital Infantil Cosme e Damião; saiba como funciona o fluxo de atendimento pediátrico

Hospital Infantil Cosme e Damião; saiba como funciona o fluxo de atendimento pediátrico

Referência em atendimento pediátrico em Rondônia, o Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD) oferece serviços de média e alta complexidade para crian

Gente de Opinião Sexta-feira, 4 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)