Segunda-feira, 10 de agosto de 2009 - 17h43
A Semusa trabalha para atingir 30% de redução até 2012
A prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) vai realizar, entre os dias 13 e 14 deste mês, a capacitação de enfermeiros da Atenção Básica de Saúde e da maternidade municipal Mãe Esperança. O mesmo treinamento será oferecido posteriormente aos médicos. O objetivo é a redução da mortalidade materno-infantil que apresenta índices considerados altos em Porto Velho. Conforme os indicadores, morrem 54 mães a cada 100.000 crianças que nascem vivas. Em relação aos recém-nascidos, são computados em média 15 óbitos a cada mil bebês nascidos vivos. A meta dos profissionais da Semusa é conseguir chegar a uma redução de 30% nos próximos três anos.
Facilitando o acesso
Para que o maior número possível de mulheres tenha acesso ao planejamento familiar, a Semusa, por meio da Divisão de Programas Especiais (DPE), vai implantar o serviço em todas as unidades da rede de saúde do município. Segundo o DPE, todos os métodos contraceptivos em breve estarão disponíveis nas unidades. Na maternidade municipal Mãe Esperança será disponibilizada a colocação do DIU (Dispositivo Intra Uterino) já no pós-parto, além das cirurgias de laqueadura e vasectomia. A maternidade também está trabalhando vários temas de esclarecimentos e orientações sobre a gravidez precoce, através do programa De Novo Não, voltado às mães menores de 19 anos.
O Centro de Referência em Saúde da Mulher, que funciona ao lado da policlínica Rafael Vaz e Silva, vai atender as mulheres na inserção do DIU em maiores de 19 anos, além de prestar serviços nas áreas de pré-natal de alto risco, tratamento secundário de lesões pré-canceríginas, mastologia (exame de mamas), nutrição e brevemente contará com mais um serviço, desta vez atendendo as mulheres que já estão na Menopausa.
Normas e Diretrizes
A Semusa será uma das pioneiras a adotar através de portaria, o estabelecimento de normas e diretrizes para o atendimento à Saúde da Mulher. O documento regulamenta e estabelece uma forma única para o cumprimento do melhor atendimento, desde os exames rotineiros até a medicação adequada a cada caso, dentro das possibilidades do Sistema Único de Saúde.
A capacitação é uma das atividades previstas no Plano Plurianual e vai abordar temas como a prevenção do câncer de mama e do colo uterino, assistência ao pré-natal e o planejamento reprodutivo. O curso vai ser realizado nas salas do Centro de Formação do Teatro Banzeiros, na rua José do Patrocínio, 512, centro da capital. A abertura das oficinas será no próximo dia 13 de agosto, quinta feira, às 8 horas.
Esta capacitação vai ser muito importante porque se o nosso profissional está bem preparado, ele tem muito mais condições de orientar as nossas pacientes e disso depende a conscientização da mulher sobre os cuidados com a própria saúde argumentou Jaqueline Barbosa, coordenadora do programa Saúde da Mulher.
Fonte: Nara Vargas
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé
Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos
A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu