Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura de Porto Velho firma parceria para ajudar prevenir câncer de mama e do útero


Prefeitura de Porto Velho firma parceria para ajudar prevenir câncer de mama e do útero - Gente de Opinião

A secretária adjunta da Assistência Social e da Família (Semasf), Ana Maria Negreiros, esteve reunida, na última segunda-feira (25/3),  com a enfermeira responsável pelo Departamento de Prevenção do Colo do Hospital de Amor – Amazônia, Grecy Kelly, e as coordenadoras dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Semasf, para discutir sobre uma parceria que será firmada entre as instituições, para ampliar o trabalho de prevenção do câncer de mama e do útero, principalmente às mulheres em situação social de vulnerabilidade. O secretário da Semasf, Claudi Rocha, participou do início da reunião.

Ana Maria Negreiros explicou que o serviço de exames para prevenção do câncer do colo do útero e da mama existem gratuitos no Hospital de Amor- Amazônia, no entanto, as mulheres que precisam e devem fazer esses exames, por falta de informação, não procuram o serviço, e ficam sem a prevenção. “Ao tomarmos conhecimento do serviço, entramos em contato com o Hospital do Amor para propor essa parceria, que foi aceita de pronto”, disse a secretária adjunta.

A parceria consiste no seguinte: a Semasf tem os Cras, que estão em endereços estratégicos, e possui o cadastro das famílias em situação social de vulnerabilidade de cada região. Os Cras vão informar e divulgar o serviço para as usuárias e cadastrá-las, com datas estipuladas, para fazer os exames preventivos. O Hospital do Amor oferece transporte de ida e volta, café da manhã e merenda as mulheres que forem fazer os exames.

“Nós estamos fechando uma parceria com os Cras da Semasf, para que eles possam nos apoiar e nos ajudar na divulgação da necessidade das mulheres atualizarem os exames preventivos, tanto o papanicolau como a mamografia, pois sabemos que os Cras são uns dos órgãos municipais mais responsáveis e que estão diretamente ligados com essas mulheres que tanto precisam” disse Grecy Kelly, enfermeira responsável pelo Departamento de Prevenção do Colo, do Hospital de Amor – Amazônia.

“Via Cras vamos fazer uma ampla divulgação e conscientização da necessidade das mulheres fazerem e manterem em dia os exames preventivos do câncer de mama e do colo do útero. Vamos ajudar, no município de Porto Velho, esse serviço chegar as mulheres que necessitam”, disse Ana Negreiros.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO inaugura ala reformada no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro com atendimento humanizado às gestantes

Governo de RO inaugura ala reformada no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro com atendimento humanizado às gestantes

O governo de Rondônia entregou a reforma da nova ala da maternidade do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, no dia 16 de abril. A inauguração marca um

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre processo referente ao Aviso de Contratação

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre processo referente ao Aviso de Contratação

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) esclarece que o processo referente ao Aviso de Contratação nº 90127/2025 segue em andamento, pas

Cães são heróis na luta contra a epilepsia é assunto do Biolab Conectados

Cães são heróis na luta contra a epilepsia é assunto do Biolab Conectados

A epilepsia afeta cerca de 3 milhões de brasileiros, representando um grande desafio diário para muitos pacientes. No primeiro episódio da nova temp

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)