Terça-feira, 30 de abril de 2024 - 14h40
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a abertura oficial do Programa de Saúde na Escola (PSE) no ano de 2024. A solenidade aconteceu na Escola Municipal Professora Joelma Rodrigues dos Santos, localizada no bairro Ronaldo Aragão, zona Leste da capital.
A abertura contou com diversas atividades educativas e de prevenção, executadas por servidores da Semusa e também acadêmicos de medicina. Segundo a coordenadora do PSE, Janaína Zanin, o programa é um benefício para os estudantes, pois trabalha com a prevenção.
“Sem dúvidas o PSE é um sucesso. Através dele, ofertamos diversos serviços aos nossos alunos e focamos, principalmente, na prevenção, com a atualização da caderneta vacinal, avaliação médico clínica, acompanhamento nutricional, educação sexual, entre outros. É realmente um acompanhamento integral da saúde das nossas crianças e adolescentes”, destaca Janaína Zanin.
Durante a abertura do PSE, Danilo Neves, filho de Leandra Neves, foi um dos estudantes vacinados. A mãe conta que a ação reforça o compromisso da Prefeitura de Porto Velho com a saúde da população e facilita o acesso aos serviços de prevenção.
“Hoje meu filho está sendo vacinado contra a covid-19 e estou muito feliz, pois a vacinação é o método mais seguro né? Sem contar que, devido à correria, muita das vezes não consigo levar ele à unidade de saúde para se imunizar, então esse serviço sendo oferecido aqui na escola é muito bom”, analisa Leandra.
Além da vacinação, o Danilo e as outras crianças que estudam na Escola Municipal Professora Joelma Rodrigues dos Santos participaram também de palestra sobre a dengue. O encontro abordou quais os métodos de prevenção sobre essa doença e, porque eles são fundamentais para a população.
Outro serviço oferecido foi uma palestra com atividades lúdicas sobre a saúde bucal. Os estudantes receberam orientações sobre como realizar a escovação, a importância do uso de fio dental, entre outros meios para garantir a higiene da boca e dentes.
Essas e outras ações são realizadas rotineiramente através das equipes de estratégia de saúde da família, em todas as escolas pactuadas ao programa. Os servidores são responsáveis por montar o cronograma e colocar em prática as atividades durante todo o ano.
NÚMEROS
Em Porto Velho, o Programa de Saúde na Escola atende mais de 120 escolas da rede municipal e estadual, nas zonas urbana e rural. Ao todo, são aproximadamente 60 mil alunos atendidos através do PSE.
Fabíola Barros, diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Semusa, explica que o programa “é de fundamental importância, pois integra a Secretária de Saúde com a de Educação com o objetivo principal de proporcionar uma saúde de qualidade aos estudantes. Queremos que nossas crianças cresçam de forma saudável e com qualidade de vida”.
A assessora técnica do Programa de Saúde na Escola da Semed, Verônica Damasceno, explica que das 124 escolas pactuadas no PSE, a maioria é da rede municipal. “O PSE foi um ganho para as nossas crianças. Através dele, conseguimos atender 89 escolas municipais, é um presente para os estudantes e para toda a comunidade da região”.
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé
Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos
A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu