Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura de Porto Velho realiza abertura do Programa de Saúde na Escola 2024

Parceria entre Semusa e Semed beneficia mais de 60 mil estudantes na capital


Abertura contou com diversas atividades educativas e de prevenção, executadas por servidores da Semusa e também acadêmicos de medicina - Gente de Opinião
Abertura contou com diversas atividades educativas e de prevenção, executadas por servidores da Semusa e também acadêmicos de medicina

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a abertura oficial do Programa de Saúde na Escola (PSE) no ano de 2024. A solenidade aconteceu na Escola Municipal Professora Joelma Rodrigues dos Santos, localizada no bairro Ronaldo Aragão, zona Leste da capital.

A abertura contou com diversas atividades educativas e de prevenção, executadas por servidores da Semusa e também acadêmicos de medicina. Segundo a coordenadora do PSE, Janaína Zanin, o programa é um benefício para os estudantes, pois trabalha com a prevenção.

“Sem dúvidas o PSE é um sucesso. Através dele, ofertamos diversos serviços aos nossos alunos e focamos, principalmente, na prevenção, com a atualização da caderneta vacinal, avaliação médico clínica, acompanhamento nutricional, educação sexual, entre outros. É realmente um acompanhamento integral da saúde das nossas crianças e adolescentes”, destaca Janaína Zanin.

Durante a abertura do PSE, Danilo Neves, filho de Leandra Neves, foi um dos estudantes vacinados. A mãe conta que a ação reforça o compromisso da Prefeitura de Porto Velho com a saúde da população e facilita o acesso aos serviços de prevenção.

Foram ofertados a atualização da caderneta vacinal, avaliação médico clínica, acompanhamento nutricional, educação sexual, entre outrosForam ofertados a atualização da caderneta vacinal, avaliação médico clínica, acompanhamento nutricional, educação sexual, entre outros

“Hoje meu filho está sendo vacinado contra a covid-19 e estou muito feliz, pois a vacinação é o método mais seguro né? Sem contar que, devido à correria, muita das vezes não consigo levar ele à unidade de saúde para se imunizar, então esse serviço sendo oferecido aqui na escola é muito bom”, analisa Leandra.

Além da vacinação, o Danilo e as outras crianças que estudam na Escola Municipal Professora Joelma Rodrigues dos Santos participaram também de palestra sobre a dengue. O encontro abordou quais os métodos de prevenção sobre essa doença e, porque eles são fundamentais para a população.

Outro serviço oferecido foi uma palestra com atividades lúdicas sobre a saúde bucal. Os estudantes receberam orientações sobre como realizar a escovação, a importância do uso de fio dental, entre outros meios para garantir a higiene da boca e dentes.

Essas e outras ações são realizadas rotineiramente através das equipes de estratégia de saúde da família, em todas as escolas pactuadas ao programa. Os servidores são responsáveis por montar o cronograma e colocar em prática as atividades durante todo o ano.

NÚMEROS

Das 124 escolas pactuadas no PSE, a maioria é da rede municipalDas 124 escolas pactuadas no PSE, a maioria é da rede municipal

Em Porto Velho, o Programa de Saúde na Escola atende mais de 120 escolas da rede municipal e estadual, nas zonas urbana e rural. Ao todo, são aproximadamente 60 mil alunos atendidos através do PSE.

Fabíola Barros, diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Semusa, explica que o programa “é de fundamental importância, pois integra a Secretária de Saúde com a de Educação com o objetivo principal de proporcionar uma saúde de qualidade aos estudantes. Queremos que nossas crianças cresçam de forma saudável e com qualidade de vida”.

A assessora técnica do Programa de Saúde na Escola da Semed, Verônica Damasceno, explica que das 124 escolas pactuadas no PSE, a maioria é da rede municipal. “O PSE foi um ganho para as nossas crianças. Através dele, conseguimos atender 89 escolas municipais, é um presente para os estudantes e para toda a comunidade da região”.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inovação: clínica odontológica faz a diferença em Porto Velho

Inovação: clínica odontológica faz a diferença em Porto Velho

Com uma trajetória de 17 anos marcada por dedicação e inovação, a Clínica Sorriso Mágico, localizada na zona sul de Porto Velho, consolidou-se como

Mais Médicos cresce 63% em Rondônia entre o fim de 2022 e novembro de 2024

Mais Médicos cresce 63% em Rondônia entre o fim de 2022 e novembro de 2024

Fortalecimento da atenção primária à saúde, atenção a municípios com maiores índices de vulnerabilidade e olhar humanizado. Desde o início da atua

Hospital João Paulo II realiza quase 20 mil atendimentos no segundo semestre de 2024

Hospital João Paulo II realiza quase 20 mil atendimentos no segundo semestre de 2024

Ponto de atendimento de urgência e emergência, o Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II (HPSJPII) atendeu, no segundo semestre de 2024, quase 20 mi

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)