Segunda-feira, 16 de junho de 2008 - 16h09
Sensibilizar cerca de 180 participantes sobre a Política Nacional de Humanização no Serviço de Saúde é uma das metas do primeiro Seminário Municipal de Sensibilização para a implantação da Política de Humanização nos Serviços de Saúde, a ser realizado pelo Núcleo de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), nos dias 23 e 24 de junho, no auditório da Faculdade São Lucas.
Durante o seminário também será elaborado um plano de ação para a implantação da Política de Humanização nas unidades de saúde da Semusa, onde os profissionais devem sempre fazer atendimento e acolhimento humanizados.
Na programação do seminário intensivo de dois dias, os participantes vão montar oficinas temáticas divididas em grupos de trabalho e assistirão a várias atrações artísticas alusivas ao tema do seminário. Alguns debates serão feitos com a participação de expositores do Ministério da Saúde. As relações interpessoais e a ligação com a saúde serão abordadas através de uma peça de teatro e a apresentações musicais.
Profissional mais humano
Humanizar o atendimento às pessoas que procuram um médico tem sido um método já adotado na maioria dos órgãos de saúde, e, segundo a Organização Mundial de Saúde, o doente que tem um bom acolhimento e que é tratado com respeito e dignidade, já apresenta uma melhora em seu quadro clínico. "Quando uma pessoa chega a um hospital ou pronto socorro, já vem debilitado pela doença e fragilizado pela situação e o que ela menos precisa é de descaso ou muitas vezes até de maus-tratos por profissionais não capacitados para a função. Um dos pontos a serem discutidos neste seminário é a participação deste profissional no quadro clínico do paciente", diz a pedagoga Naderge Moura, coordenadora do Núcleo de Educação e Saúde da Semusa.
O público alvo do seminário de humanização são os profissionais e técnicos da rede de assistência básica e os gestores, assessores técnicos, coordenadores e diretores de departamentos, divisões e unidades de saúde. "É importante que todos tenham conhecimento de que a humanização deve ser um princípio na função de cada um, desde um simples acolhimento no momento em que o paciente procura o serviço de saúde, até mesmo durante o tratamento da doença ou numa intervenção cirúrgica".
Ao final do seminário, os participantes vão realizar uma plenária para a apresentação das propostas elaboradas pelos grupos, com debates e mesas redondas. O documento final será encaminhado para a elaboração do Plano de ações em humanização na rede municipal de Saúde.
Fonte: Ascom
Governo de RO reajusta processo de terceirização do JP II após recomendação dos órgãos de controle
Veja a reportagem:
Nota de Esclarecimento da Sesau sobre processo referente ao Aviso de Contratação
A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) esclarece que o processo referente ao Aviso de Contratação nº 90127/2025 segue em andamento, pas
Cães são heróis na luta contra a epilepsia é assunto do Biolab Conectados
A epilepsia afeta cerca de 3 milhões de brasileiros, representando um grande desafio diário para muitos pacientes. No primeiro episódio da nova temp
Passeio Ciclístico dá visibilidade ao Dia Mundial da Doença de Chagas e ao “Abril Verde”
O governo de Rondônia reuniu centenas de ciclistas para o 3° Passeio Ciclístico, evento realizado em alusão ao Dia Mundial da Doença de Chagas, come