Quarta-feira, 1 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura habilita supervisores de dengue



Coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), cerca de 50 servidores entre técnicos e especialistas participam do Curso de Capacitação para Supervisores de Controle da Dengue e Malária, com ênfase na atenção básica. O curso é realizado no Hotel Rondon até sexta- feira (12).

Participam do curso supervisores de campo e diretores de unidades de Saúde da Família e  de unidades piloto (USF Aponiã, e USF de Jacy-Paraná). O curso também promoverá a integração das ações de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, além de formar supervisores de campo. Neste tema são sugeridas as melhores estratégias para integrar as ações em todo o estado de Rondônia, sob o enfoque da malária. Participam os diretores dos departamentos de Controle de Zoonoses, de Vigilância Epidemiológica e Ambiental e da Atenção Básica. O curso pretende apresentar também as atividades do controle da dengue e malária, assim como exibir o filme sobre o histórico da Saúde Pública no Brasil, e também as ações de Educação em Saúde e Mobilização Social

A Dengue e a Malária
Na programação estão temas como a situação epidemiológica da dengue no Brasil, em Rondônia e em Porto Velho e as características clínicas e epidemiológicas, aspectos clínicos e a vigilância da doença. Ainda sobre Dengue, o curso vai abordar temas como a Entomologia e os indicadores entomológicos da Dengue. Nesse tema, os participantes participam da palestra de como planejar uma operação de campo, além de conhecer qual o melhor planejamento das atividades especiais enfatizando os pontos estratégicos, bloqueio de transmissão, pendências, reservatórios de difícil acesso e as armadilhas.

A situação epidemiológica da malária no Brasil através do Programa nacional de Controle da Malária, os tipos de controle vetorial, a classificação das pragas são alguns dos temas a serem discutidos no curso. Os coordenadores vão apresentar o Plano para o controle da malária no Município de Porto Velho frente à construção das UHE do Complexo rio Madeira.

Para a apresentação dos temas sobre a dengue, está em Porto Velho o palestrante, Sidinei Soares, representando a Secretaria de Vigilância em Saúde, da Coordenação Nacional de Controle da Dengue,  e  representando a Coordenação Nacional de Controle da Malária, participa o técnico Rui Braz.

A Supervisão
Entre as doenças abordadas no curso, também estão a Tuberculose, Hanseníase, Doença de Chagas e Leishmaniose. O Sistema Único de Saúde – SUS, também está na programação do curso, na qual vão ser abordados os princípios, as diretrizes, o financiamento e a organização do sistema.

Segundo diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, a médica veterinária Régia Martins, supervisionar os programas não é uma tarefa fácil. "Supervisionar ou coordenar um programa ou qualquer atividade tem sempre a responsabilidade sobre o conhecimento e este curso tem o objetivo de aprimorar o conhecimento dos nossos técnicos em várias áreas, o que na prática representa uma melhor qualidade do serviço oferecido pela saúde pública", afirma a veterinária.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inovação: clínica odontológica faz a diferença em Porto Velho

Inovação: clínica odontológica faz a diferença em Porto Velho

Com uma trajetória de 17 anos marcada por dedicação e inovação, a Clínica Sorriso Mágico, localizada na zona sul de Porto Velho, consolidou-se como

Mais Médicos cresce 63% em Rondônia entre o fim de 2022 e novembro de 2024

Mais Médicos cresce 63% em Rondônia entre o fim de 2022 e novembro de 2024

Fortalecimento da atenção primária à saúde, atenção a municípios com maiores índices de vulnerabilidade e olhar humanizado. Desde o início da atua

Hospital João Paulo II realiza quase 20 mil atendimentos no segundo semestre de 2024

Hospital João Paulo II realiza quase 20 mil atendimentos no segundo semestre de 2024

Ponto de atendimento de urgência e emergência, o Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II (HPSJPII) atendeu, no segundo semestre de 2024, quase 20 mi

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)