Segunda-feira, 2 de maio de 2011 - 15h23
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza em Porto Velho iniciada no sábado, dia 30, já atingiu 30% da meta planejada, que é de 37 mil pessoas, entre idosos, crianças de seis a dois anos de idade, gestantes, idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde. Segundo a coordenadora da Divisão de Imunização da Semusa, enfermeira Luzanira da Costa, a participação no primeiro dia da campanha que encerra no próximo dia 13, superou a expectativa. “Como a campanha tem mais doze dias para acontecer, muita gente acaba deixando para o último dia. Mas a quantidade de pessoas que procuram as unidades só no sábado, nos surpreendeu”, comentou Luzanira.
No primeiro dia, foram montados 67 pontos diferentes dentre escolas, igrejas, supermercados e associações, em toda a cidade, além das 27 unidades de saúde do município. “Só que a partir desta segunda feira apenas as unidades de saúde vão disponibilizar a vacina. Por isso a gente recomenda para que as pessoas procurem-nas o quanto antes para não causarem tumulto no último dia”, ressaltou.
Durante toda a semana o setor de imunização das unidades de saúde estarão funcionando de 8h as 17h30min. “Quem não quiser enfrentar fila e espera, procure logo as unidades, pois no último dia de campanha elas sempre lotam”, finalizou.
Segundo o secretário de Saúde do município, Williames Pimentel, a vacina contra a gripe se tornou um importante instrumento de prevenção. “Desde que esta vacinação contra a gripe no Brasil, iniciou houve uma redução de 60% nas internações por pneumonias decorrentes de gripe, daí a importância de comparecer às unidades e tomar a dose”, relata.
Meta nacional
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% da população alvo, o que representa 23,8 milhões de pessoas. A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no Hemisfério Sul em 2010 como o influenza (H1N1). Os grupos que serão imunizados são os que mais sofrem com as complicações da influenza, como pneumonias bacterianas e agravamento de doenças crônicas. A vacina contra o vírus da gripe reduz em até 45% o número de internações por pneumonias entre quem tem mais de 60 anos.
Recomendações
Nos casos de doenças agudas, moderadas ou graves, a recomendação é adiar a vacina até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações. E para quem vai doar sangue é recomendado um intervalo de 48h após a administração da vacina. A Semusa lembra ainda que é de suma importância levar a Caderneta de Vacinação para realizar o registro da vacina.
Fonte: Meiry Santos
Foto: Frank Néry
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé
Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos
A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu