Quinta-feira, 31 de janeiro de 2008 - 08h15
Com o tema “No Carnaval divirta-se com precaução, tenha camisinha sempre à mão”, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) vai distribuir 72 mil preservativos entre as áreas urbana e rural de Porto Velho, além de folderes explicativos sobre doenças sexualmente transmissíveis e camisetas alusivas à campanha. Cerca de 20 técnicos da vigilância epidemiológica, e agentes de saúde, estarão envolvidos na operação Carnaval do Município, com estandes nas avenidas Rogério Weber e Carlos Gomes. Na Zona Rural, os preservativos vão ser distribuídos pelos agentes comunitários, como parte do programa Saúde da Família. Os Postos de Saúde vão funcionar normalmente, e com maior estoque de preservativos.
Dados alarmantes
O Carnaval é a uma das festas mais populares do país, movimenta milhões em bens e serviços. Pesquisas recentes apontam aumento preocupante dos casos de doenças sexualmente transmissíveis. A AIDS é a que mais preocupa por ainda não haver cura. O perfil epidemiológico da doença mostra que a categoria de exposição predominante em adultos, desde o início da epidemia, é a sexual com 91% dos casos diagnosticados.
A faixa etária de 20 a 49 anos continua sendo a mais atingida, 50% dos casos não possuem nenhuma escolaridade ou possuem ensino fundamental incompleto. Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN/AIDS, Porto Velho confirmou 1.177 casos de AIDS adultos e crianças até 2006, cerca de 64% dos casos do Estado.
Emergência preparada
O SAMUR, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência está com tudo preparado para atender as emergências que vierem a ocorrer nos dias de folia na capital.
A Prefeitura, através da Semusa, montou um esquema especial de atendimento pelo SAMUR, a partir desta quinta-feira (31), quando sai o bloco carnavalesco Galo da Meia-Noite, que leva milhares de foliões para as ruas. O SAMUR, que funciona em dias normais com quatro ambulâncias, vai colocar seis de plantão, com várias equipes, chamadas Unidades Avançadas e Unidades Básicas. A maioria das unidades vai dispor de um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um condutor socorrista, todos capacitados em resgates, através de cursos no Rio de Janeiro.
Na sexta feira (1), o SAMUR vai contar com uma ambulância extra, mesmo que não havendo nenhum evento carnavalesco previsto. No sábado (2), dia em que milhares de foliões acompanham o trajeto da Banda do Vai Quem Quer, o SAMUR volta a atuar em esquema especial, com duas equipes (avançada e básica) e seis ambulâncias.
Desde que foi criado, há três anos, os procedimentos de médicos e enfermeiros do SAMUR vão desde primeiros socorros, pequenas cirurgias até partos. Segundo a Diretora do SAMUR, Rosiléia Brito Mendes, em dias normais é registrada a média de 30 a 35 ocorrências diárias. Nos finais de semanas, os números aumentam para 50 a 55 ocorrências. No carnaval do ano passado, de 15 a 20 de fevereiro, o SAMUR registrou 404 atendimentos durante os cinco dias de carnaval. “Nós sempre esperamos que os acidentes, os excessos nas bebidas e a violência em geral não ocorram, mas a população pode ficar tranqüila porque onde for necessária uma equipe de atendimento móvel de urgência, o SAMUR vai estar lá”, afirma o secretário Sid Orleans.
Carnaval organizado
Outras secretarias também vão estar com atividades especiais neste carnaval, como a secretaria municipal de Transportes e Trânsito - Semtran que organiza trajetos especiais para os blocos que começam nesta quinta feira e para a tradicional Banda do Vai Quem Quer e escolas de samba, nos dias 3,4 e 5 de fevereiro, na avenida imigrantes. A Coordenadoria das mulheres vai distribuir folderes sobre a prevenção de doenças e sobre os direitos da mulher. A secretaria municipal de Serviços Públicos – Semusp, vai montar um esquema diferenciado de coleta de lixo, para manter a cidade limpa mesmo durante os dias de festas , quando a demanda é bem maior.
Fonte: Ascom - Nara Vargas
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé
Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos
A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu