Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Primeira pré-conferência municipal de saúde é realizada em Jaci-Paraná

Agenda acontece nas zonas rural e urbana de Porto Velho até o dia 2 de março


Primeira pré-conferência municipal de saúde é realizada em Jaci-Paraná - Gente de Opinião

Iniciou na quinta-feira (23), em Jaci-Paraná, a primeira pré-conferência municipal de saúde, com a participação de integrantes do Conselho Municipal de Saúde, profissionais de saúde e moradores do distrito. O encontro é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) para avaliar a qualidade do serviço prestado na extensão do município de Porto Velho e propor diretrizes para a construção de políticas públicas na área.

Denise Limeira integrou a reunião representando a Associação Madre Teresa de Calcutá da Amazônia Ocidental (Amatec), e ressaltou que as pré-conferências contribuem para que os profissionais conheçam as dificuldades enfrentadas no dia a dia pelos distritos e fomentam a inclusão da comunidade na construção de políticas públicas de saúde.

“Nossa equipe se reúne para iniciar essa discussão e ter um diálogo direto com a sociedade, para defender propostas e levar ao conhecimento de toda a população a realidade e as dificuldades enfrentadas em cada um dos distritos de Porto Velho. Fazer esse encontro prévio é garantir a ampla participação e, principalmente, levar para grandes discussões de problemas dessas pequenas comunidades”.

No encontro, foram elencadas dificuldades na área da saúde, enfrentadas pelo distrito de Jaci-Paraná, com a construção de propostas que visam resolver os problemas apontados. Entre as sugestões definidas, está a garantia de educação continuada e permanente para profissionais e lideranças comunitárias sobre políticas de saúde e a realização de ações de saúde itinerantes de forma permanente no distrito.

Durante a pré-conferência foram eleitos quatro delegados titulares e quatro suplentes, profissionais de saúde e representantes da comunidade responsáveis por apresentar e defender as propostas que contribuem para a melhoria do atendimento oferecido em suas localidades. Maria Luziene, eleita delegada, participou da pré-conferência como moradora de Jaci-Paraná e reforçou a importância da inclusão da população na reunião.

“Nós podemos compartilhar com os profissionais a necessidade que a comunidade tem, falar sobre os desafios na área da saúde e os principais problemas que os moradores enfrentam nos atendimentos”.

AGENDA NOS DISTRITOS

24 de fevereiro:
Nova Mutum - USF Mutum Paraná
Horário: 8h
União Bandeirantes - EMEF 03 de Dezembro
Horário: 14h

27 de fevereiro:
Nova Califórnia - EMEF. Profª Maria Jacira
Horário - 14h

28 de fevereiro:
Extrema - EMEF 13 de Maio
Horário: 14h

1 de março:
Vista Alegre do Abunã - USF Vista Alegre
Horário: 14h

2 de março:
Fortaleza do Abunã - EMEF Barão do Rio Branco
Horário: 9h
Abunã e Vila da Penha - EMEF Santa Júlia
Horário: 15h

10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, o evento reúne diversos representantes de vários segmentos sociais, para debater a construção de políticas públicas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, além de estabelecer diálogos diretos com a população acerca do serviço de saúde.

A 10ª Conferência Municipal de Saúde acontece nos dias 30 e 31 de março, no auditório do Centro Universitário São Lucas, campus II, localizado na Rua João Goulart, número 666, bairro Mato Grosso.

Conforme a Resolução N° 680 do Conselho Nacional de Saúde, os eixos temáticos que devem ser trabalhados na 10° CMS são: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Domingo de Fiscalização: TCE-RO detecta melhorias e aponta falhas em UPAs de Porto Velho

Domingo de Fiscalização: TCE-RO detecta melhorias e aponta falhas em UPAs de Porto Velho

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou, neste domingo (23/2), uma nova rodada de fiscalizações em unidades de pronto atendimen

Capacitações desenvolvidas no Pronto-Socorro João Paulo II aprimoram eficiência e segurança nos atendimentos à população

Capacitações desenvolvidas no Pronto-Socorro João Paulo II aprimoram eficiência e segurança nos atendimentos à população

A maior unidade de atendimento de urgência e emergência do estado, Hospital de Emergência e Pronto-Socorro João Paulo II, promoveu, ao longo de 2024

 SENAR Rondônia abre credenciamento para profissionais da área de saúde no campo

SENAR Rondônia abre credenciamento para profissionais da área de saúde no campo

O SENAR Rondônia está com edital aberto para credenciamento de Pessoas Jurídicas para compor o cadastro de prestadores de serviços no Programa Saúde

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)