Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Problemas no Pronto Atendimento do Eldorado



A equipe de conselheiros do Cremero percorreu todas os setores do posto de saúde

Pouca coisa melhorou no funcionamento do posto de Pronto Atendimento Médico Manoel Amorim de Matos, no bairro Eldorado, em Porto Velho, depois de seis meses. Essa é a constatação do Conselho Regional de Medicina de Rondônia durante inspeção realizada nesta quarta-feira, 25, naquela unidade de saúde. Na última fiscalização realizada pelo Cremero no Manoel Amorim de Matos, em setembro do ano passado, a unidade estava em reforma, havia muita coisa fora do lugar e muita reclamação dos trabalhadores e das pessoas que procuram atendimento.

Retornando ao posto nesta quarta-feira, a equipe de conselheiros do Cremero e o presidente do Sindicato Médico de Rondônia (Simero) verificaram que pouca coisa mudou desde então. A reforma foi concluída, mas já apresenta alguns problemas, há número excessivo de atendimento e os funcionários agora aumentaram as reclamações contra a falta de segurança. “Já houve um episódio em que um médico só não foi linchado por um grupo de pessoas porque ele estava armado e sacou a arma, o que se constitui em verdadeiro absurdo”, disse uma enfermeira, frisando que ela mesma já fora ameaçada de morte por pessoas que querem ser atendidas no posto. 

Problemas no Pronto Atendimento do Eldorado  - Gente de Opinião
A equipe de conselheiros do Cremero percorreu todas os setores do posto de saúde


A falta de segurança, agora enfatizada pelos funcionários, já havia sido apontada pela fiscalização do Cremero como um dos problemas daquele posto. “Depois que o Manoel Amorim de Matos passou a funcionar como pronto atendimento, a situação piorou, porque alguns marginais chegam feridos e exigem atendimento rápido e sem identificação deles, já que eles sabem que ali não tem Box da Polícia Militar”, disse um médico que presta serviço no posto.

Outro problema apontado pelos próprios funcionários aos conselheiros do Cremero é o pouco número de funcionários para atender uma demanda tão grande. Há plantão que, em 24 horas são atendidas cerca de 470 pessoas, o que humanamente impossível para uma equipe de oito pessoas prestar atendimento adequado.

Uma ala anexa ao posto de saúde está reformada, mas ainda não funciona por falta de equipamentos e apresenta alguns problemas técnicos, como a tubulação de oxigênio em lugar incorreto. Apesar de não ter sido utilizado ainda o anexo já apresenta goteiras e infiltrações. O banheiro destinado aos servidores do setor de laboratório está inservível, sem ventilação, sem entrada de luz e tomado por fungos.

A presidente do Cremero, pediatra Inês Motta, que participou da fiscalização com os conselheiros Luciano Zago e Nilson Paniágua, disse que, a partir das informações recolhidas no posto, será elaborado relatório ilustrado com fotografias e encaminhado ao Conselho Federal de Medicina, à Prefeitura, às Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, a Câmara de Vereadores, à Ordem dos Advogados do Brasil e ao Ministério Público Federal e Estadual, com recomendações e pedidos de providências.

Nesta quinta-feira, dia 26, a fiscalização do Cremero irá inspecionar o posto de Pronto Atendimento Hamilton Raulino Gondim, no Tancredo Neves, a partir das 10 horas. A fiscalização será realizada pelos conselheiros Hélio Struthos Arouca e Flávia Lenzi. 

Fonte: Ascom/Cremero/Carlos Araújo MTb 162-RO

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé

Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos

Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos

A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)