Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Programa de Residência Médica da Prefeitura de Porto Velho realiza sonho da especialização

Programa é executado pela Semusa desde 2012


A cerimônia aconteceu na última sexta-feira (23), no auditório do Cremero - Gente de Opinião
A cerimônia aconteceu na última sexta-feira (23), no auditório do Cremero

A cerimônia de conclusão do Programa de Residência Médica em Ginecologia Obstetrícia da Maternidade Municipal Mãe Esperança, aconteceu na última sexta-feira (23) no auditório do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero). Na oportunidade, quatro médicas colaram grau.

As profissionais passaram pela especialização por um período de três anos. O projeto, que começou a ser executado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) há 12 anos, oferece a qualificação completamente gratuita.

Para a médica Joyce Damásio, que agora é especialista em Ginecologia Obstetrícia, a oportunidade de participar do programa foi um divisor de águas na sua carreira.

“A Ginecologia Obstetrícia sempre foi um sonho. Durante a residência, a gente atuou muito na Maternidade Municipal Mãe Esperança, lá, durante esse tempo todo, foi a minha segunda casa. Eu amo a Maternidade Municipal. Então, com certeza eu vou atuar por aqui, porque eu amo Porto Velho. Eu estou muito feliz e realizada”, declarou a formanda.

Na oportunidade, quatro médicas colaram grauNa oportunidade, quatro médicas colaram grau

Quem também compartilha de um sentimento semelhante é Patrícia Lacerda. O sonho dela era atuar na área de Ginecologia, agora isso é realidade. “Assim que eu terminei a faculdade, fiz a prova, entrei e deu tudo certo. Foram três longos anos, e agora chegou ao fim. Estou muito feliz e agradeço muito a toda equipe da Maternidade Municipal que me apoiou durante todo esse período”, frisa a formanda.

Essa é a 10ª turma formada pelo Programa de Residência Médica. Além de Joyce e Patrícia, outras duas médicas também colaram grau na sexta-feira (23). Segundo a representante da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Ana Emanuela Chagas, a colação de grau das novas especialistas mostra o apoio da gestão com a saúde pública.

“É muito gratificante para Semusa formar mais quatro novas especialistas em Ginecologia Obstetrícia, que ao longo de seus processos formativos, têm contribuído com o nosso serviço, no que se refere ao atendimento às nossas gestantes e puérperas. Então, desde 2012 que a Semusa tem buscado até mesmo garantir a fixação desses profissionais dentro do nosso município”, relatou Ana.

Dra. Maria da Conceição, coordenadora do programa, destaca a contribuição da PrefeituraDra. Maria da Conceição, coordenadora do programa, destaca a contribuição da Prefeitura

CONHEÇA O PROGRAMA

O Programa de Residência Médica é do Ministério da Educação (MEC) e é executado pela Prefeitura de Porto Velho. Ele constitui-se em uma modalidade de ensino de pós-graduação, sob forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, em regime de tempo integral, regulamentada pela Lei 6.932, de 7 de julho de 1981 e pelas Resoluções da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.

A médica e coordenadora do Programa de Residência Médica Municipal, Dra. Maria da Conceição Ribeiro Simões, destaca a contribuição da Prefeitura no fortalecimento da saúde pública.

“A Ginecologia Obstetrícia é uma área que cuida da saúde da mulher como um todo. E no período da gravidez, essa especialidade é muito importante. Então, a formação de profissionais competentes reforçam o serviço de saúde com mais eficiência e humanidade por parte dessas profissionais”, analisa a médica.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inovação: clínica odontológica faz a diferença em Porto Velho

Inovação: clínica odontológica faz a diferença em Porto Velho

Com uma trajetória de 17 anos marcada por dedicação e inovação, a Clínica Sorriso Mágico, localizada na zona sul de Porto Velho, consolidou-se como

Mais Médicos cresce 63% em Rondônia entre o fim de 2022 e novembro de 2024

Mais Médicos cresce 63% em Rondônia entre o fim de 2022 e novembro de 2024

Fortalecimento da atenção primária à saúde, atenção a municípios com maiores índices de vulnerabilidade e olhar humanizado. Desde o início da atua

Hospital João Paulo II realiza quase 20 mil atendimentos no segundo semestre de 2024

Hospital João Paulo II realiza quase 20 mil atendimentos no segundo semestre de 2024

Ponto de atendimento de urgência e emergência, o Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II (HPSJPII) atendeu, no segundo semestre de 2024, quase 20 mi

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)