Sexta-feira, 4 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Residência Médica da Maternidade Municipal Mãe Esperança forma novas especialistas em Ginecologia e Obstetrícia

O programa, autorizado pelo MEC, proporciona aos residentes experiências em diversas unidades de saúde


11ª Turma de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia da Maternida - Gente de Opinião
11ª Turma de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia da Maternida

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), celebrou no sábado (1º) a formatura da 11ª Turma de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Municipal Mãe Esperança.

As novas especialistas Daniela Linhares, Dyesk Rezende Galante, Geovana Maria Pessoa Campos e Karine Graziele Soares Magalhães receberam seus títulos em uma noite de reconhecimento pelo empenho e dedicação à medicina voltada à saúde da mulher.

A coordenadora do programa, Maria Conceição Ribeiro Simões, destacou a importância da especialização e a qualidade do ensino oferecido. “Estamos concluindo a 11ª turma de especialistas em Ginecologia e Obstetrícia. Um médico, ao se formar, é generalista e precisa escolher uma área para especialização. Essas profissionais dedicaram três anos ao aprendizado teórico e prático, garantindo um atendimento humanizado e de excelência”, explicou.

Vice-prefeita acompanhou a cerimônia e destacou a importância da especialização para a saúde da mulherVice-prefeita acompanhou a cerimônia e destacou a importância da especialização para a saúde da mulher

O programa, autorizado pelo MEC, proporciona aos residentes experiências em diversas unidades de saúde. “Elas atuam em diferentes setores, incluindo a Maternidade Municipal Mãe Esperança, o Hospital de Base, para casos de gestação de alto risco, o Hospital do Amor, para oncologia ginecológica e mastologia, além de unidades municipais”, acrescentou Maria Conceição.

Para Geovana Maria Campos, a residência em Porto Velho representou uma grande evolução profissional. “Eu iniciei minha residência em outra cidade, mas fui transferida para cá. A Prefeitura e a Maternidade Municipal me acolheram muito bem. O que mais me marcou foi o foco na humanização do atendimento. Me tornei uma profissional melhor e mais sensível graças a esse aprendizado”, afirmou. Karine Graziele Soares Magalhães, que concluiu a graduação em Medicina em 2021 e ingressou na residência em 2022, ressaltou o prestígio do programa. “Escolhi este programa porque ele é muito bem conceituado e tem um compromisso sério com a formação de novos profissionais. Saio daqui com uma base sólida para atuar na ginecologia e obstetrícia”, declarou.

SAÚDE DA MULHER

A vice-prefeita Magna dos Anjos reforçou a importância do programa e seu impacto na rede municipal de saúde. “Sem dúvidas, essa iniciativa é de grande relevância para Porto Velho. Essas médicas passaram pela Maternidade Municipal, referência na saúde da mulher. Em muitos casos, um atendimento qualificado pode ser a diferença entre a vida e a morte de uma gestante. Os exames preventivos e a assistência humanizada são essenciais. Parabenizamos essas novas especialistas que agora estão prontas para atuar e fazer a diferença na vida das mulheres de nossa cidade”, destacou.

EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO

Cerimônia foi acompanhada por familiares e amigosCerimônia foi acompanhada por familiares e amigos

Criado pela Semusa em 2012, o Programa de Residência Médica é uma iniciativa estratégica para fortalecer a assistência especializada em saúde da mulher. A residência médica constitui uma modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização, caracterizada pelo treinamento em serviço em regime de tempo integral.

O programa é regulamentado pela Lei 6.932/1981 e pelas resoluções da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), vinculada à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC).

Os médicos preceptores da residência são profissionais do corpo clínico da maternidade municipal e servidores do município que desempenham atividades didáticas, assistenciais, de extensão e pesquisa, devidamente registrados na Comissão de Residência Médica (Coreme).

A especialização tem duração de três anos e a seleção para o programa ocorre por meio do Processo Seletivo Unificado da Associação Médica do Rio Grande do Sul (PSU-AMRIGS), um exame nacional realizado anualmente em novembro. O evento, realizado no Destak Festas, reuniu familiares das formandas, do corpo técnico do programa, a secretária adjunta da Semusa, Mariana Prado, e a vice-prefeita Magna dos Anjos Queiroz.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 4 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sistema “Meu Exame On” já emitiu mais de 260 mil resultados laboratoriais

Sistema “Meu Exame On” já emitiu mais de 260 mil resultados laboratoriais

Desde a sua implementação, há pouco mais de dois meses, o sistema “Meu Exame On”, desenvolvido pela Prefeitura de Porto Velho, já emitiu 265.746 exame

Rondônia avança na saúde pública com redução das filas de espera e expansão de cirurgias e exames

Rondônia avança na saúde pública com redução das filas de espera e expansão de cirurgias e exames

Um dos principais objetivos da gestão estadual tem sido reduzir as filas de espera e aumentar o acesso a cirurgias e exames. Nos últimos três anos,

Hospital Infantil Cosme e Damião; saiba como funciona o fluxo de atendimento pediátrico

Hospital Infantil Cosme e Damião; saiba como funciona o fluxo de atendimento pediátrico

Referência em atendimento pediátrico em Rondônia, o Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD) oferece serviços de média e alta complexidade para crian

Gente de Opinião Sexta-feira, 4 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)