Quarta-feira, 6 de agosto de 2008 - 16h05
Sábado, 9 de agosto, é o dia da segunda etapa de vacinação das crianças menores de 5 anos contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil, e contra a rubéola para adultos entre 20 e 39 anos. A meta em Porto Velho é vacinar 129.789 adultos contra a rubéola e 37.425 crianças contra a pólio.
Será a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a primeira etapa nacional de Vacinação contra a Rubéola. O Ministério da Saúde quer conscientizaros homens sobre a importância da vacinação contra a Rubéola.
A vacinação será realizada pela Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), durante todo o dia das 08:00hs às 17:00hs em vários postos de atendimento que serão implantados em escolas, igrejas e associações de bairros, no dia 09 de agosto, mas os interessados já podem tomar as vacinas nas 19 unidades de saúdes (postos, policlínicas e unidades de saúde da família) da rede municipal de saúde, desde o dia 1º de agosto A partir do dia 09, todas as unidades de saúde municipais estarão funcionando aos sábados, das 08:00hs às 14:00hs, especialmente para vacinação.
Vacinar contra a Pólio é muito importante
A Poliomielite ou Paralisia Infantil é uma doença grave causada por um micróbio que entra no corpo da criança pela boca e passa de uma pessoa para outra com facilidade, quando ela tosse, espirra ou fala, e também pelas fezes.
Desde 1994 a poliomielite está erradicada nas Américas. No Brasil, o ultimo registro foi em 1989 e para que todos continuem livres desta doença é necessário vacinar as crianças menores de cinco anos.
Vacina contra a Rubéola
A Rubéola é uma doença infecto-contagiosa também causada por um vírus que é transmitido pelas secreções nasais e da garganta. O infectado apresenta febre não elevada, manchas vermelhas pelo corpo (chamado exantema), "ínguas" no pescoço e nuca após um período de 20 dias. Vários casos podem não apresentar o exantema e a doença passar despercebida.
A prevenção da rubéola é feita através da vacinação. Estudo desenvolvido no Brasil detectou a necessidade de realizar uma campanha nacional de vacinação para homens e mulheres, na faixa etária de 20 a 39 anos, com o objetivo final de vacinar a totalidade da população ainda não protegida, para que seja interrompida a circulação do vírus da rubéola no país.
Vacinação na empresa
Com o objetivo de alcançar o maior número de imunizados, a secretaria municipal de Saúde está disponibilizando a vacinação contra a Rubéola diretamente nas empresas, quando solicitada. Para agendar uma vacinação exclusiva, a empresa deve entrar em contato a Divisão de Imunizações, através do telefone 3901 3194.
Sugestão de Pauta
A solenidade de abertura das campanhas de vacinação contra a Pólio e Rubéola em Porto Velho, sob a coordenação do Núcleo de Educação e Saúde e da Divisão de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde(Semusa) será no sábado, dia 09, às 08:00hs, na Unidade de Saúde da Família, na rua Manoel Garrincha, s/nº, no bairro Socialista. Para mais informações, telefones 3901 2930 e 3901 3194.
Fonte: Nara Vargas
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé
Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos
A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu