Segunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde Animal

Alunos de Medicina Veterinária da FIMCA realizam vacinação de animais domésticos


Alunos de Medicina Veterinária da FIMCA realizam vacinação de animais domésticos - Gente de Opinião

No próximo sábado, 29 de abril, os alunos do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA, em parceria com o Departamento de Controle de Zoonoses – DCZ da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA, oferecerão vacinação gratuita para animais domésticos. 

O atendimento será realizado entre 8h e 14h, na Igreja Batista Comunitária, localizada na Rua Hugo Ferreira, n°3757, imunizando cachorros e gatos a partir dos 3 meses de idade com a vacina antirrábica. 

A SEMUSA, por meio do DCZ, disponibiliza os imunizantes e capacita alunos selecionados da veterinária para a aplicação nos PETs e conscientização sobre a doença, visando combater a raiva animal, causada pelo vírus Lyssavirus, da família Rhabdoviridae, que infecta os animais domésticos e humanos. 

Como explica a Dra. Ana Luzia Souza Barros, médica veterinária e coordenadora de Estágios do curso de Medicina Veterinária da FIMCA, controlar a raiva é a maneira mais eficaz de proteger os bichinhos: “A raiva é uma zoonose viral. A infecção geralmente tem início com o contato da saliva de um animal doente, seja por mordedura, arranhadura ou lambedura. A vacinação antirrábica em cães e gatos é a forma de contribuir na prevenção da raiva urbana. Sendo assim protegendo os animais de estimação e contribuindo para o controle da raiva na cidade”, completa a veterinária. 

Para a coordenadora do curso, professora Juliana Druziani, a prática de vacinação para animais domésticos em parceria com órgãos de saúde pública é uma atividade essencial para a formação dos alunos do curso de Medicina Veterinária da FIMCA: ´´Essa iniciativa permite aos estudantes aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolver habilidades técnicas, além de contribuir para a saúde e bem-estar dos animais e da comunidade. Além disso, essa experiência promove a conscientização sobre a importância da prevenção de doenças zoonóticas, como a raiva, e a importância da vacinação para a proteção dos animais”.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa realizará castrações gratuitas de cães e gatos em Porto Velho

Programa realizará castrações gratuitas de cães e gatos em Porto Velho

O Castra+Rondônia é um programa de castrações gratuitas de cães e gatos em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e executado pelo Projeto Ajudei.

Há horário adequado para oferecer ração aos leitões? Pesquisa da Trouw Nutrition aponta que sim

Há horário adequado para oferecer ração aos leitões? Pesquisa da Trouw Nutrition aponta que sim

A adaptação à alimentação sólida após o desmame é um importante manejo na criação de suínos, pois impacta diretamente o desempenho dos animais até o

Antibióticos podem ser necessários para o tratamento de doenças respiratórias em cães e gatos

Antibióticos podem ser necessários para o tratamento de doenças respiratórias em cães e gatos

O tratamento das doenças respiratórias em cães e gatos é um desafio constante que exige muita atenção dos tutores. Isso porque o uso indiscriminado

Com foco em saúde intestinal, Avert® Biolab Saúde Animal apoia o Simpósio ABRAGA

Com foco em saúde intestinal, Avert® Biolab Saúde Animal apoia o Simpósio ABRAGA

A empresa, que é braço de saúde animal da Biolab Farmacêutica, esteve presente no Simpósio Regional ABRAGA, destacando os principais produtos da sua

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)