Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde Animal

Prefeitura de Porto Velho realiza última ação de castração animal gratuita do ano no próximo dia 30

Iniciativa desta vez é voltada para felinos, felinas e cadelas


Ação faz parte do programa de controle populacional de animais - Gente de Opinião
Ação faz parte do programa de controle populacional de animais

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), realiza no próximo sábado (30) a última ação de castração gratuita de cães e gatos deste ano. A atividade ocorrerá na Escola Municipal 21 de Abril, localizada na rua Rafael Vaz e Silva, 2812, zona norte da cidade, das 8h às 12h, com a realização de coleta de exames para os procedimentos.

A iniciativa é voltada para felinos, felinas e cadelas. No entanto, cães machos não serão contemplados nesta etapa. De acordo com a Sema, a ação faz parte do programa de controle populacional de animais, que busca evitar o abandono, reduzir os riscos de zoonoses e promover o bem-estar animal na capital e distritos.

Para participar, os tutores devem comparecer ao local com o RG, CPF e Comprovante de residência. A equipe da Sema realizará a triagem e a coleta de exames no dia 30, garantindo a segurança e a qualidade dos procedimentos.

Cães machos não serão contemplados nesta etapaCães machos não serão contemplados nesta etapa

A castração é um método eficiente para controlar a superpopulação de animais de rua, além de prevenir doenças, como tumores e infecções, e melhorar a qualidade de vida dos pets. Ao disponibilizar o serviço de forma gratuita, a Prefeitura promove a inclusão, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso ao cuidado adequado para seus animais.

Para mais informações sobre a ação ou futuras iniciativas, a população deve procurar a Sema, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h, na Rua General Osório, nº 81 - Bairro Centro.

Sucesso das ações em 2024

Durante este ano, o Castramóvel já percorreu diversas regiões da cidade, com ações realizadas nas zonas sul e leste, e agora na zona norte. Também passou pelo distrito de Extrema, Vila Caldeira (km 14), BR-364, São Carlos, Calama; além da Vila Princesa, Vila Dnit, Ramal Traíra, Camutamã e o baixo Madeira. Segundo Gabrielle Ferreira, gerente do Departamento de Bem-Estar Animal da Sema, o número de castrações realizadas superou as expectativas, mostrando a adesão da população ao serviço gratuito oferecido pela Prefeitura. Nos distritos, as ações serão retomadas em 2025, dando continuidade ao compromisso com a saúde pública e o cuidado com os animais.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Terapia de quatro patas: o papel de cães no tratamento de pacientes

Terapia de quatro patas: o papel de cães no tratamento de pacientes

A intervenção assistida por animais é uma prática terapêutica que utiliza a interação entre humanos e animais para promover benefícios físicos, emoc

Lançamentos da Avert Biolab Saúde Animal marcaram presença na Pet South America 2024

Lançamentos da Avert Biolab Saúde Animal marcaram presença na Pet South America 2024

Com mais de 10 anos no mercado de animais de companhia, a Avert Biolab Saúde Animal está entre as maiores do mercado nacional e trouxe seu portfólio

Pó secante aumenta o bem-estar e vitalidade de leitões recém-nascidos, explica especialista

Pó secante aumenta o bem-estar e vitalidade de leitões recém-nascidos, explica especialista

. A temperatura corporal dos animais logo após o parto influencia o desempenho. Leitões apresentam dificuldade para controle da temperatura corporal

Após caso de raiva em morcego, Prefeitura de Porto Velho executa ação de bloqueio com vacinação de animais domésticos

Após caso de raiva em morcego, Prefeitura de Porto Velho executa ação de bloqueio com vacinação de animais domésticos

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) confirmou um novo caso de raiva em morcego, desta vez encontrado sem vida na região central de Porto Velho. E

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)