Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025 - 14h45
O Castra+Rondônia é um programa de castrações gratuitas de cães e gatos em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e executado pelo Projeto Ajudei. Famílias que não têm condições de castrar seus pets, mas desejam proporcionar uma vida melhor a seus cães e gatos, terão uma ótima oportunidade para realizar o procedimento em seus animais de estimação.
Até o final do ano, médicos veterinários realizarão as cirurgias, percorrendo Rondônia em um ônibus equipado para os procedimentos. O objetivo do Castra+Rondônia é realizar 9 mil castrações na primeira etapa do programa. Na Capital, a ação acontece em parceria com a prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).
"Serão cerca de 9 mil castrações em Porto Velho, todo procedimento realizado com cuidado e segurança para seu pet. Além disso, abrigos e protetores também poderão cadastrar seus animais para receber o atendimento gratuito. Cuidar dos nossos animais é um ato de amor, é cuidar da nossa cidade", afirmou o prefeito Léo Moraes ao destacar a importância desta ação.
Em Porto Velho, a ação acontece em três etapas:
Data: 11, 12, 13, 14 e 15 de março
Local: Praça CEU
Endereço: R. Antônio Fraga Moreira, 1706-1770, Juscelino Kubitschek (Vagas encerradas).
Data: 18, 19, 20, 21 e 22 de março
Local: Escola Jesus Burlamaqui
Endereço: Rua Das Crianças, 4686, Bairro Floresta. (Em breve abertura de agendamento).
Data: 25, 26, 27, 28 e 29 de março
Local: Ginásio Claudio Coutinho
Endereço: Avenida Pinheiro Machado S/N, Bairro Caiari.
Para participar, será preciso fazer um cadastro antecipado, preenchendo o formulário no site castramaisrondonia.com.br. As etapas estarão disponíveis no site com os agendamentos de datas e horários. Vale lembrar que o tutor precisa estar cadastrado no portal Portal Gov-br, cadastro único que reúne serviços para o cidadão.
De acordo com o Projeto Ajudei, os cães e gatos devem estar em jejum de oito horas e os tutores precisam estar presentes durante o procedimento, que poderá durar entre 30 minutos e duas horas.
Após o procedimento, cachorros ou gatos receberão um microchip subcutâneo com os dados do tutor, além de roupa cirúrgica, cone de proteção e medicamentos necessários para a recuperação.
As castrações devem acontecer em todo o território nacional, por meio de aporte de emendas parlamentares e dotação orçamentária própria.
O Castra + Rondônia é realizado por meio de emenda parlamentar do deputado federal Fernando Máximo, no valor de R$ 2,8 milhões, que serão utilizados no primeiro semestre de 2025.
Grupo de porto-velhenses faz mobilização pelos atingidos pela cheia do Madeira
A tragédia das cheias no Baixo Madeira, em Porto Velho, se agrava a cada dia. A comunidade de Nazaré, uma das mais afetadas, enfrenta uma situação d
Distritos ribeirinhos atingidos pela cheia recebem uma tonelada de ração para cães e gatos
A Prefeitura de Porto Velho segue monitorando o nível do rio Madeira, que chegou à marca de 16,60 metros, e fornecendo apoio às famílias atingidas p
Castra+Rondônia realiza mutirão de castrações no Parque Circuito entre os dias 1º e 5 de abril
O programa Castra+Rondônia estará presente nos próximos dias 1º a 5 de abril no Parque José Adelino (Parque Circuito), localizado na avenida Lauro Sod
Deputada Ieda Chaves indica a criação da Patrulha Animal para atendimento especializado em Rondônia
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a IndicaçãoN.º 11760/2025 , propondo ao governo de Rondônia, através da Secretaria de Est