Quinta-feira, 18 de março de 2010 - 06h35
Sociedade Brasileira de Nefrologia e Curso de Medicina Promovem Campanha de Prevenção da Doença Renal Crônica
A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), em parceria com o curso de Medicina da UNIR e a Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACLIM) promovem neste domingo (21/03/2010), na Avenida Jorge Teixeira, no espaço alternativo, o Dia Mundial do Rim e a Campanha Previna-se 2010.
A presente campanha faz parte de um esforço nacional empreendido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, em parceria com as Instituições Federais de Ensino Superior em conscientizar a população da importância dos exames diagnósticos e do acompanhamento médico em doenças renais, visto que o diagnóstico precoce dessas alterações cria perspectivas de interrupção ou lentificação da perda de função renal.
Segundo o coordenador da Campanha Previna-se 2010 em Porto Velho e professor colaborador do curso de medicina, o médico Nefrologista Prof. Dr. Gustavo Herdoiza, “os últimos levantamentos de dados mostram o rápido crescimento da DRC no Brasil e no Mundo, colocando esta afecção como um sério problema de saúde pública em todo mundo, sendo considerada uma epidemia de crescimento alarmante”.
Dados recentes da Sociedade Brasileira de Nefrologia estimam que cerca de 2 milhões de brasileiros são portadores de DRC e aproximadamente 70% não sabem disso.
“Temos hoje pouco mais de 70 mil pacientes em diálise e 25 mil transplantados renais com enxerto funcionante”, destaca o Prof. Gustavo Herdoiza. As três principais causa de DRC no mundo são Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial e Glomerulonefrites.
No ano de 2010, a campanha tem como tema principal "Diabetes, a principal causa de doença renal crônica em nível mundial".
Em Porto Velho, as atividades ocorrerão na Avenida Jorge Teixeira, no Espaço Alternativo, das 16h00min às 19h00min e incluirão atividades como orientações à população sobre a prevenção e os riscos da Doença Renal Crônica, aferição dos níveis de pressão arterial da população, realização de testes rápido de glicemia, com vistas a identificar fatores de risco para o desenvolvimento da doença renal crônica.
Fonte: Luiz Gasparelo
Sistema “Meu Exame On” já emitiu mais de 260 mil resultados laboratoriais
Desde a sua implementação, há pouco mais de dois meses, o sistema “Meu Exame On”, desenvolvido pela Prefeitura de Porto Velho, já emitiu 265.746 exame
Rondônia avança na saúde pública com redução das filas de espera e expansão de cirurgias e exames
Um dos principais objetivos da gestão estadual tem sido reduzir as filas de espera e aumentar o acesso a cirurgias e exames. Nos últimos três anos,
Hospital Infantil Cosme e Damião; saiba como funciona o fluxo de atendimento pediátrico
Referência em atendimento pediátrico em Rondônia, o Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD) oferece serviços de média e alta complexidade para crian