Quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa abre mutirão contra Dengue no Bairro São Francisco


  
 
Saúde: Prefeitura começa o sétimo mutirão contra a Dengue, uma campanha de prevenção já realizada em 50% da capital

Centenas de moradores e líderes do bairro São Francisco e adjacências compareceram a solenidade de abertura do mutirão contra a Dengue, que reuniu diretores da secretaria municipal de Saúde, agentes comunitários e agentes de endemias.

A abertura foi realizada na sede da associação de moradores do bairro e o presidente, Gilmar Rocha fez questão de agradecer a participação de todos na  campanha de combate a Dengue, uma parceria da prefeitura juntamente com os moradores que são os maiores beneficiados. “Nós temo tido uma excelente participação das comunidades no combate a Dengue, mas não podemos deixar de ressaltar que nunca uma administração pública teve tanta atenção com a saúde neste município” disse o presidente.

Segundo os relatórios do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Semusa, em 2007 foram registrados 543 casos de Dengue em toda a capital. Já no ano passado, Porto Velho teve 2.336 casos de Dengue e os bairros de maior incidência foram Três Marias, Aponiã e Tancredo Neves. Segundo a Diretora do departamento, Régia Martins, o aumento dos casos tem algumas justificativas. ”Uma pessoa pode ter Dengue até três vezes, manifestando um tipo de cada vez e o período chuvoso é outro motivo, uma vez que aumentam os depósitos e água onde o mosquito prolifera bastante” alerta a diretora.

A realização dos mutirões contra a Dengue pela prefeitura municipal tem sido de grande importância no combate ao mosquito e na tentativa de evitar uma possível epidemia na capital e esse combate tem uma peça principal.”Todo o mutirão tem o objetivo de diminuir a incidência da Dengue e nós temos um grande aliado nesta campanha que é a própria comunidade que tem nos recebido muito bem e se tornou parceira no combate a Dengue” disse o diretor do centro de Saúde do bairro, Jocel Ferreira.

Calendário dos Mutirões

O objetivo principal dos mutirões é prevenir os moradores da capital através da distribuição de panfletos e orientações sobre como evitar a proliferação do mosquito. As ações fazem parte do Plano de Contingência da Dengue, elaborado pela Semusa e os mutirões já tem dat para serem realizados nas próximas semanas.

No bairro JK, as ações vão ser realizadas nos dias 14 e 15, em 3.229 famílias. No bairro Tancredo Neves, nos dias 16 e 19, em  3.178 casas. No bairro Tiradentes vão ser realizadas nos dias 20 e 21 e devem atingir mais 1.195 casas. Os próximos bairros serão Costa e Silva, Panair, Pedrinhas e Balsa.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em Porto Velho, Força Nacional do SUS segue com visitas a unidades de saúde da atenção básica e especializada

Em Porto Velho, Força Nacional do SUS segue com visitas a unidades de saúde da atenção básica e especializada

Em meio ao estado de emergência na saúde decretado pela Prefeitura de Porto Velho, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN/SUS) deu continuidad

Força Nacional do SUS chega a Porto Velho para avaliar a situação da saúde pública

Força Nacional do SUS chega a Porto Velho para avaliar a situação da saúde pública

Nesta terça-feira (4), a Prefeitura de Porto Velho apresentou os profissionais da Força Nacional do SUS do Ministério da Saúde que estão na capital, a

Fiscalização do TCE-RO melhora atendimento nas UPAs de Porto Velho, mas revela falhas graves

Fiscalização do TCE-RO melhora atendimento nas UPAs de Porto Velho, mas revela falhas graves

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou fiscalizações, neste sábado (1º/2), em unidades de saúde de Porto Velho. O trabalho per

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)