Sexta-feira, 10 de julho de 2020 - 17h02
A partir de segunda-feira (13) a vacina contra a gripe estará disponível também para outros grupos, além daqueles previstos pelo Ministério da Saúde. Em Porto Velho, a terceira etapa da campanha foi encerrada na última sexta-feira (10) com baixa adesão de gestantes, crianças e puérperas, público-alvo preconizado.
A vacina contra a influenza, que previne contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B, estará disponível em todas as unidades de saúde até o dia 24 de julho. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através do Departamento de Imunização, informa que a organização da vacinação ficará sob a responsabilidade das próprias unidades.
“As gerências conhecem o comportamento da comunidade que atendem e possuem expertise para organizar a melhor forma de vacinar, para que os outros atendimentos sejam mantidos sem causar aglomerações”, explica Elizeth Gomes, gerente de Imunização da Semusa.
Ainda segundo Elizeth, mesmo com três prorrogações do prazo final da campanha, o grupo previsto na terceira etapa não aderiu ao chamado, como era esperado. Os registros no sistema do Ministério da Saúde apontam que crianças e gestante não atingiram 50% da cobertura prevista para a Capital.
“Isso é muito preocupante, pois temos previsões de novos surtos de gripes e sem a vacina as pessoas ficam vulneráveis. Todos os grupos agora ganharam mais duas semanas para vacinar, depois disso somente ano que vem”, alerta.
BAIXO MADEIRA
Equipes do Departamento de Imunização da Semusa embarca na segunda-feira (13) para vacinar as comunidades localizadas ao longo da região do Baixo Madeira. Nazaré, São Carlos, Lago do Cuniã, Conceição, São José, Papagaio e outras comunidades adjacentes serão contemplados com o trabalho que deve durar toda a semana. Serão aplicadas cerca de 600 doses da vacina contra a gripe e todas as de rotina da criança, como poliomelite, tretavalente, sarampo, hepatite, febre amarela e outras.
PONTA DO ABUNÃ
Em outra frente de trabalho, que acontece durante este final de semana, os beneficiados com a vacinação serão os moradores dos distritos da BR-364. União Bandeirantes, Nova Mutum, Nova Califórnia e Abunã receberão as doses contra a gripe e também as vacinas de rotina para crianças.
Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d
Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Ninfoplastia - entenda o que é e como funciona a cirurgia íntima
Veja o vídeo com a entrevista:
Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO
O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevis