Sexta-feira, 27 de março de 2015 - 13h57
Ao longo de todo o mês de março a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) continua promovendo atividades direcionadas ao público feminino e também a profissionais de saúde em alusão ao mês da mulher. As ações, realizadas pela Coordenação de Saúde da Mulher, da Divisão de Programas Especiais da Semusa (DPE), acontecem na área urbana de Porto Velho e também em distritos.
Para melhorar a qualidade da assistência oferecida a gestantes, nesta quinta-feira (26) foi dada continuidade à Capacitação de Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico para 50 profissionais da Maternidade Municipal. O treinamento busca aperfeiçoar o trabalho de enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais quanto ao acolhimento da gestante ou parturiente desde sua chegada à maternidade, priorizando o atendimento a casos emergenciais e extinguindo a fila por ordem por chegada.
O dia também foi dedicado à conscientização a respeito dos cânceres de mama e colo do útero em um encontro promovido pela agência dos Correios do centro de Porto Velho, quando duas técnicas do Núcleo de Educação em Saúde da Semusa (Niemsus) palestraram sobre o assunto e distribuíram informativos gráficos a 35 mulheres.
Na última sexta-feira, 20, durante reunião realizada no auditório da Uniron Unidade III, cerca de 50 médicos do Programa Mais Médicos foram instruídos quanto à introdução da caderneta da gestante nos atendimentos realizados em todos as unidades de saúde na cidade. Segundo a coordenadora de Saúde da Mulher da Semusa, Aline Vilela, a caderneta substituirá o cartão da gestante por comportar mais informações do ponto de vista clínico, auxiliando assim as atividades em grupo. O plano é de introduzir a caderneta em todas as unidades de saúde que realizam pré-natal.
De acordo com Aline, entre as ações alusivas ao mês da mulher também houve palestra na sede do Detran em Porto Velho sobre climatério, mais conhecido como período da menopausa, quando a mulher tem sua última menstruação espontânea. Além disso, na comunidade de Aliança, distante cerca de 40 km da área urbana de Porto Velho, foi realizada palestra para mais de 50 mulheres sobre violência contra a mulher e cuidados preventivos com a saúde feminina.
O calendário de ações dedicadas às mulheres segue ainda pelo fim de março até começo de abril com a Carreta da Saúde do Hospital do Câncer de Barretos, que em parceria com a Semusa oferece mamografias gratuitas a pacientes de 40 a 69 anos de idade até dia 10 de abril. Os exames acontecem a cada semana em um ponto diferente: USF São Sebastião (em frente ao LACEN), USF Areal da Floresta (em frente ao ginásio poliesportivo) e Policlínica Ana Adelaide, respectivamente.
Fonte: Collien Rodrigo
Reposição de testosterona - entenda quando é indicado o tratamento hormonal masculino
Veja a entrevista:
A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) é uma unidade de saúde do governo de Rondônia que oferece diversos serviços e especialidades médicas para o tratame
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e