Quarta-feira, 8 de julho de 2015 - 13h22
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) tem consolidado parcerias com o Corpo de Bombeiros de Rondônia para realizar melhorias na assistência à saúde do município. Na última semana, em uma reunião com as duas entidades no dia 1, liderada pelo secretário Domingos Fernandes e Coronel Chianca, foi decidido que o controle do barco hospital será de responsabilidade dos Bombeiros e que duas ambulâncias dos Bombeiros serão utilizadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atender a urgências nas zonas leste e sul da cidade, tendo como bases logísticas as UPAs 24h.
De acordo com o secretário Domingos, os distritos e comunidades do baixo madeira contam com boa assistência médica através das Unidades Básicas de Saúde e médicos cubanos do Programa Mais Médicos, por isso o barco hospital, que estava parado há cinco anos, será cedido aos Bombeiros para ações conjuntas de atenção básica de saúde em áreas ribeirinhas e também para atividades específicas como a Operação Aciso. Ele afirmou ainda que ambas partes firmarão o acordo por meio de termo de cooperação técnica e que os servidores municipais que operam o barco continuarão trabalhando em suas respectivas funções.
Sobre a disponibilização de duas ambulâncias do Corpo de Bombeiros para auxiliar o serviço de urgência do Samu 192, Domingos destacou que o Samu regulará os ramais telefônicos 192 e 193 para evitar que mais de uma ambulância seja enviada ao mesmo local de acidente, dessa forma agilizando a estabilização de acidentados. Outra decisão importante foi que cada UPA servirá como base logística para uma ambulância dos Bombeiros, esta de uso exclusivo para resgates regulados pelo Samu. A manutenção dos veículos será garantida por meio de convênio que estipula o repasse de 240 mil reais da Semusa ao Corpo de Bombeiros anualmente, dinheiro que deverá custear reparos nas viaturas e proporcionar melhor atendimento nos resgates de urgência em Porto Velho.
“Estamos tratando de uma cooperação extremamente importante entre Prefeitura e Estado. O Prefeito Mauro Nazif determinou que busquemos meios legais para melhorar as condições de atendimento oferecido aos nossos usuários, especialmente em relação aos acidentes de trânsito. Por isso, o termo de cooperação técnica entre Semusa e Bombeiros para viabilizar a cessão do barco hospital e a reorganização do trabalho de urgência, como também o convênio que dará melhores condições de trabalho, são medidas que certamente trarão benefícios à população porto-velhense”, enfatizou Domingos.
Para o Coronel Felipe Chianca Pimentel, a finalização das negociações significará a resolução de um problema bilateral, tanto da Semusa quanto dos Bombeiros. “A assinatura deste termo de cooperação técnica e do convênio de 240 mil reais anuais permitirão que o barco hospital esteja à disposição da sociedade e que seja dado maior respaldo na manutenção das nossas viaturas, melhorando assim o suporte ao atendimento emergencial de saúde prestado pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a Semusa”, finalizou.
Fonte : Collien Rodrigo
Reposição de testosterona - entenda quando é indicado o tratamento hormonal masculino
Veja a entrevista:
A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) é uma unidade de saúde do governo de Rondônia que oferece diversos serviços e especialidades médicas para o tratame
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e