Sábado, 4 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa e Ministério Público iniciam capacitação para mutirão contra a Dengue


 
A parceria entre a prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Saúde e o Ministério Público de Rondônia para o combate a Dengue, teve nesta terça feira,31,a segunda reunião com os líderes comunitários e presidentes de associações de bairros. Além destes participantes, a reunião também contou com a presença dos agentes de combate às endemias e agentes comunitários, que também vão fazer parte dos futuros Comitês Populares que vão ser implantados em cada bairro. As atividades foram coordenadas pelo secretário adjunto da Semusa, Luis Eduardo Maiorquin.

O objetivo é fazer com que os componentes dos comitês sejam multiplicadores no grande mutirão de combate a Dengue que será realizado nos próximos dias, sob a coordenação da Semusa, junto as escolas e comunidades. Para isso, os participantes estão sendo treinados através de um curso de capacitação no qual estão sendo abordados vários temas, desde o surgimento do mosquito, os sintomas, as precauções, os riscos da doença, até o tratamento.


Os Comitês Populares

Cerca de 60 pessoas entre comunitários, agentes, técnicos da Semusa e funcionários do Ministério Público receberam as primeiras orientações que vão ser levadas diretamente às comunidades durante o mutirão de combate à Dengue. Segundo o supervisor de campo da Semusa, Regilson Aguiar, a importância da capacitação é que os multiplicadores vão aprender desde as técnicas de abordagem, entrega de panfletos que realmente atinja o objetivo, até como preencher o formulário que vai registrar os dados da visita.

“É importante que se faça desta visita, um momento mais proveitoso possível, porque além de orientar e prevenir a Dengue, os voluntários vão estabelecer um vínculo de confiança entre a Semusa e a  comunidade, portanto devem estar bem preparados” argumentou o técnico.

Segundo os próprios líderes comunitários, algumas parcerias já estão sendo firmadas no bairro, como a convocação dos moradores, reuniões nas escolas, nas igrejas e até com um grupo de jovens escoteiros, como no bairro Tancredo Neves. Vamos fazer uma varredura no bairro para combater a Dengue, chamando todos à responsabilidade” afirmou o  presidente da associação,Jorge Luis.

Ainda na reunião, foram feitos alguns agendamentos para iniciar a mobilização social no controle da Dengue e também para que as capacitações sejam levadas para o bairro. ”Nós devemos estabelecer um calendário de treinamentos, para que os nossos técnicos possam ir até o bairro, reunindo o maior número de pessoas possível, que vão receber as orientações para o combate a dengue, alcançando o grande objetivo do mutirão que é afastar a possibilidade de um surto de Dengue em Porto Velho” finalizou o secretário adjunto, Luis Eduardo Maiorquin.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 4 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ASSDACO inicia novo ano preparada para mais campanhas de prevenção ao câncer

ASSDACO inicia novo ano preparada para mais campanhas de prevenção ao câncer

Referência na realização de campanhas de prevenção ao câncer em Rondônia, a Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) inicia 2025

Fhemeron incentiva doação de sangue nos primeiros dias do ano para garantir abastecimento nos hemocentros, em Rondônia

Fhemeron incentiva doação de sangue nos primeiros dias do ano para garantir abastecimento nos hemocentros, em Rondônia

Doar sangue nos primeiros dias do ano é importante para garantir o abastecimento contínuo dos hemocentros, conforme a Fundação Estadual de Hematolog

Inovação: clínica odontológica faz a diferença em Porto Velho

Inovação: clínica odontológica faz a diferença em Porto Velho

Com uma trajetória de 17 anos marcada por dedicação e inovação, a Clínica Sorriso Mágico, localizada na zona sul de Porto Velho, consolidou-se como

Gente de Opinião Sábado, 4 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)