Segunda-feira, 10 de novembro de 2014 - 11h50
Em menos de dois meses de sua inauguração o Centro de Saúde municipal Osvaldo Piana, localizado na Rua Campos Sales, bairro Areal, realiza uma média de 140 atendimentos por dia entre consultas médicas e procedimentos de enfermagem. São cerca de 5.320 até hoje. No total, cinco médicos clínico geral, três enfermeiros e quatro odontólogos atendem ao bairro Areal e à população dos bairros adjacentes.
Inaugurado no dia 10 de setembro o Centro Médico possui em sua estrutura: uma sala de vacinação, de sala de triagem, acolhimento, educação e saúde, escovódromo, farmácia, e sala de procedimento e medicação. Entre os diversos serviços realizados, o local disponibiliza a coleta de sangue, fezes, urina e lâmina de malária para todos aqueles que chegam até as 9 horas, sem distribuição de fichas.
De acordo com Jorgiely Andréa Albuquerque, responsável pela administração, aqueles pacientes que são atendidos e precisam de encaminhamento para um especialista, saem do local com seus exames agendados e ainda que o Centro é uma Unidade Piloto na preparação de futuros profissionais. “Se o paciente precisar de encaminhamento para alguma especialidade, temos o Sistema de Agendamento. Se for de menor complexidade são de responsabilidade do município. Também o secretário Domingos Sávio nos passou no dia da inauguração que contribuiremos para abastecer o mercado de trabalho na área da saúde com bons profissionais e para isso já temos universitários voluntários conosco”, afirma a administradora.
Herbert Marcelo Santini, técnico de Segurança do Trabalho, realizou uma consulta de rotina. "Estava sentido dor nas costas e resolvi ver se estava tudo bem. A médica que me atendeu aproveitou para me orientar e encaminhar para exames do Novembro Azul. O atendimento em geral é melhor que muito hospital particular, a ordem de chegada foi respeitada, o ambiente climatizado e o pessoal atencioso”, comenta o técnico.
Evaneide Ferreira, atendente de lanchonete, também procurou a Oswaldo Piana. “Este é o meu retorno. A doutora me encaminhou para mamografia, ultrassonografia e exames de sangue para acompanhamento do colesterol”, explica a atendente.
Inaugurações
De acordo como secretário Domingos Sávio, ainda em novembro a Prefeitura de Porto velho através da Secretaria municipal de Saúde realizará a entrega de oito Unidades de Saúde.“As entregas são feitas acompanhadas de uma comissão que analisa o local e dá o aval se estas instalações estão aptas para atender à população. São engenheiros, técnicos na área da Saúde, entre outros profissionais ”, afirma o secretário.
As Unidades de Saúde são: Renato Medeiros, zona Sul; Linha 28 (na Aliança), sentido São Carlos; Lago do Cuniã; Demarcação; Cujubim Grande; Nazaré e São Carlos, distritos que sofreram com as cheias do rio Madeira. Além da entrega do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas (CAPs AD), na Guaporé com Vieira Cahula.
Fonte: Rebeca Barca
Reposição de testosterona - entenda quando é indicado o tratamento hormonal masculino
Veja a entrevista:
A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) é uma unidade de saúde do governo de Rondônia que oferece diversos serviços e especialidades médicas para o tratame
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e