Quarta-feira, 11 de agosto de 2010 - 09h35
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho, inicia quinta-feira (12) o curso Advanced Trauma Care for Nurses (ATCN), destinado aos enfermeiros da rede municipal de saúde da capital. Esta será a primeira turma de um total de quatro, que abrangerá a qualificação de 64 enfermeiros. A primeira turma recebe a formação nos dias 12 e 13 de agosto, a segunda nos dias 14 e 15, a terceira nos dias 20 e 21, e a quarta nos dias 22 e 23.
O curso compreende a urgência e a emergência voltada para o atendimento ao paciente traumatizado, fato muito comum nos serviços prestados nas policlínicas da rede municipal e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ação tem como finalidade o fomento à melhoria do atendimento, à baixa e média complexidade. No final será apresentado um protocolo elaborado pelos profissionais, que também culminará com a formação de enfermeiros multiplicadores e compromissados com a formação contínua de todos os profissionais do quadro da Semusa.
O trabalho é uma parceria entre o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Conselho Regional de Enfermagem e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A prefeitura quer intensificar a formação continuada dos profissionais de saúde, a exemplo do curso de capacitação em Advanced Trauma Life Support (ATLS), oferecido aos médicos da rede municipal no começo do ano.
Excelência
O ATCN ministrado atualmente em conjunto com o Advanced Trauma Life Support® (ATLS®), já é oferecido pela Semusa aos médicos da rede municipal. O programa ATCN vem sendo operacionalizado por mais de 20 anos e desde então é reconhecido pelo excelente programa educacional em trauma. É oferecido em mais de 20 estados norte-americanos e em diversos países (Dinamarca, Arábia Saudita, Itália, Hong Kong, Suécia, Porto Rico, Espanha e Portugal). No Brasil, o programa ATCN iniciou em maio de 2009.
Nos módulos os profissionais terão a imersão com 19 horas divididas em dois dias de atividades; possui aulas teóricas interativas e atividades práticas com manequins artificiais e humanos simulados. As aulas teóricas são ministradas pelos instrutores do ATLS® e participam o grupo médico e o grupo de enfermeiros. Durante as aulas e testes práticos, os enfermeiros são direcionados para atuarem em avaliação e atendimento inicial, em traumas craniencefálico, de vertebromedular, músculo-esquelético e trauma pediátrico, e farão atendimento simulado, aos doentes. Todas as situações práticas são baseadas em cenários interativos que permitem aos alunos colocar em prática o que aprenderam nas aulas teóricas e no manual do ATCN.
O secretário Municipal de Saúde Williames Pimentel disse que a união com o Cofen demonstra a credibilidade da formação continuada que está sendo oferecida aos profissionais da enfermagem. “Esta é uma forma de valorização do profissional da saúde com resultados que vão além dos recursos humanos, pois a capacitação tem um custo benefício surpreendente para o sistema público de atendimento a saúde. O valor do investimento está agregado na melhoria do serviço e na auto-estima do profissional” – argumentou.
Fonte: Aurimar Lima
Ninfoplastia - entenda o que é e como funciona a cirurgia íntima
Veja o vídeo com a entrevista:
Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO
O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevis
Vilhena (RO) contará com nova Unidade Básica de Saúde de porte V
O município de Vilhena, em Rondônia, será beneficiado com a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Porte V, aprovada no Novo Programa de A
Nota de atualização sobre a saúde de Pietro Fogaça Sabbion
Porto Velho 06 de janeiro de 2025.Comunicamos que Pietro Fogaça Sabbion, 10 anos, neto do vereador de Porto Velho, Everaldo Fogaça, encontra-se inter