Terça-feira, 11 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa realiza ação de prevenção ao suicídio na capital


Com o tema “Prevenção ao Suicídio #precisamosfalarsobreisso”, a Secretaria de Saúde de Porto Velho (Semusa) realiza nesta quarta-feira, 12/09, no Centro de Apoio Psicossocial Três Marias, atividade em alusão a Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio, conhecida como Setembro Amarelo.

A programação ocorrerá na parte da manhã e tarde, com palestras ministradas por psiquiatras e psicólogos que atendem no centro de apoio. Ainda está previsto, por meio do projeto CAPS Itinerante, uma visita às escolas do distrito de Nova Califórnia para orientação dos adolescentes sobre o tema.

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), em média 11 mil pessoas tiram a própria vida no Brasil a cada ano. Em Porto Velho, a Semusa registrou de 2013 a 2018, 180 mortes por suicídio. “O caso é de saúde pública”, declarou Itacy Ferreira, coordenadora coordenadora da Violência em Vigilância em Saúde da Semusa. Ela frisou que todas as ações estão voltadas para sensibilizar a população sobre essa gravidade.

São três CAPS na capital (CAPS Três Marias, Ad e Infantil) que funcionam com equipes multiprofissionais (psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, entre outros). São disponibilizadas atividades terapêuticas individuais ou em grupos e acompanhamento psiquiátrico.

“O atendimento à população é espontâneo, ou seja, não é preciso, encaminhamento médico - qualquer pessoa que precisa de ajuda pode chegar em um dos nossos CAPS que será atendido”, informou Lana Assis,gerente do CAPS Três Marias.

A psicóloga Beatriz Ximenes explica que é possível prevenir esse problema de saúde. “Se você tem algum conhecido que está passando por problema psicológico sério, que causa depressão, ajude-o a procurar apoio profissional imediatamente. Entre os fatores de riscos estão os transtornos mentais, traumas amorosos ou financeiros”, disse.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 11 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

‘PVH em Ação’ leva atendimentos de saúde a milhares de moradores de Porto Velho

‘PVH em Ação’ leva atendimentos de saúde a milhares de moradores de Porto Velho

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) participou, no último sábado (8), da primeira edição do “PVH em Ação”, evento em homenagem ao Dia Internacion

Primeiro parto no Hospital Regional Dr. Júlio Pérez Antelo marca história em Guajará-Mirim

Primeiro parto no Hospital Regional Dr. Júlio Pérez Antelo marca história em Guajará-Mirim

No domingo (9), um dia após a inauguração do Hospital Regional Dr. Júlio Pérez Antelo, em Guajará-Mirim, a nova unidade hospitalar celebrou seu prim

Novo Hospital Regional de Guajará-Mirim inicia atendimentos já no dia seguinte à inauguração

Novo Hospital Regional de Guajará-Mirim inicia atendimentos já no dia seguinte à inauguração

No dia seguinte à inauguração, no domingo (9), o novo Hospital Regional de Guajará-Mirim já estava em pleno funcionamento, recebendo os primeiros pa

Gente de Opinião Terça-feira, 11 de março de 2025 | Porto Velho (RO)