O Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial foi lembrado na última sexta-feira pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) que reforçou nas unidades de saúde sua postura humanizada no atendimento aos hipertensos no município de Porto Velho, com o intuito de divulgar mensagens para alertar e aumentar a conscientização da população e profissionais de saúde acerca dos riscos da Hipertensão Arterial e de sua prevenção e controle.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde atestam que no ano de 2012 a média de hipertensos cadastrados no Sistema de Informação de Atenção Básica foi de 8.889 portadores ao mês, um dado extremamente alto e que ainda pode aumentar, visto que trata-se de uma demanda que cresce constantemente.
Para atender este contingente o Sistema Único de Saúde (SUS), realiza a distribuição de insumos e medicamentos como hidroclorotiazida, propranolol e captopril, todos disponíveis na rede de atendimento do município de Porto Velho. As unidades de saúde intensificam no Dia de Combate e Prevenção à Hipertensão com atividades que já existem no cotidiano, como cadastro dos pacientes seguidos de triagem, acompanhamento nutricional na atenção básica e procedimentos de enfermagem, além de programas educativos a respeito da doença.
“A atenção básica promove o monitoramento da saúde e a prevenção de doenças crônicas, além de buscar detectar as patologias o quanto antes para evitar complicações e consequências aos pacientes. São realizadas atividades de educação em saúde para esclarecer a importância de determinadas atividades. Além disso, há tratamento e acompanhamento dos pacientes já diagnosticados por hipertensão com assistência contínua”, reforçou Ivaneide de Castro, Técnica da Coordenação do Programa Hiperdia em Porto Velho.
Fonte: Collien Rodrigo
Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)