Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Servidores da Secom do Governo de Rondônia doam sangue e contribuem com estoque da Fhemeron


Jackson Vicente - Gente de Opinião
Jackson Vicente

Servidores da Superintendência Estadual de Comunicação de Rondônia (Secom) promoveram na última terça-feira, 6, uma ação voluntária de doação de sangue. Com as festividades de carnaval se aproximando e sendo este um período de aumento nas intercorrências, a gerente de Captação da Fhemeron, Maria Luísa, aponta a necessidade da doação, devido ao estoque de bolsas para que a instituição possa atender as demandas hospitalares, principalmente no atendimento à cirurgias. “O sangue mais necessário e mais usado é O e A positivo e também o mais raro, O negativo”, destaca, reforçando a importância da doação de sangue.

A Superintendência de Comunicação se engajou nesta campanha de ajudar a salvar vidas, e realizou um mutirão para doação de sangue. A atitude de cada servidor foi parabenizada pela Superintendente Estadual de Comunicação, Rosângela Aparecida da Silva. 

“O ato voluntário de doar sangue é um gesto de amor ao próximo. Os nossos servidores levaram felicidade para pessoas que estavam à espera de doações. Temos a certeza que essa acão é mais uma de muitas que acontecerão com o propósito de salvar vidas. É importante que cada cidadão que esteja apto, possa doar e fortalecer o estoque de bolsas de sangue da Fhemeron. Agradeço a Deus e aos nossos servidores pela conscientização, na certeza de que essa iniciativa irá incentivar muito mais servidores, inclusive, de outras secretarias estaduais à doação. Estamos unidos neste ato que faz muita diferença na vida de muitas pessoas”, disse.


Um desejo antigo do 

O servidor Jackson Vicente doou sangue pela primeira vez e se emocionou ao realizar um desejo antigo. “Mobilizar secretarias de Estado para doar sangue reflete muito bem na luta diária para salvar vidas, principalmente pela quantidade que há de pessoas nas empresas, que podem fazer este gesto até que se torne frequente. Essa foi minha primeira doação de sangue, graças ao incentivo do órgão a qual pertenço, e agora pretendo doar mais vezes”.  

Andriele Cardoso Duarte - Gente de Opinião
Andriele Cardoso Duarte

Já a servidora Andriele Cardoso Duarte explica que no período acadêmico, a faculdade promoveu uma ação, mas conta que na época não teve coragem de doar. “Tive o primeiro contato com o tema: doação de sangue, através de um trabalho acadêmico elaborado por colegas. Tive curiosidade, mas o medo de agulha era maior. O que me impulsionou a querer doar foi através de uma experiência que minha mãe teve. Ela estava internada há meses no hospital e precisou tomar bolsa de sangue. Isso me encorajou a querer doar pela primeira vez e superando o meu medo. Queria de certa forma contribuir e ajudar como aqueles que doou o seu sangue para ajudar a minha mãe”.


Fhemeron Itinerante 

Geralmente no período de carnaval a necessidade bolsas de sangue é maior, considerando o aumento do número de ocorrências. Com isso, a Fhemeron estará com ações itinerantes nos dias 10 e 11 de fevereiro na cidade de Urupá, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Já quem mora em Teixeirópolis terá um ônibus disponibilizado pelo município para levar quem quiser doar para cidade vizinha.

Gente de OpiniãoDomingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre processo referente ao Aviso de Contratação

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre processo referente ao Aviso de Contratação

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) esclarece que o processo referente ao Aviso de Contratação nº 90127/2025 segue em andamento, pas

Cães são heróis na luta contra a epilepsia é assunto do Biolab Conectados

Cães são heróis na luta contra a epilepsia é assunto do Biolab Conectados

A epilepsia afeta cerca de 3 milhões de brasileiros, representando um grande desafio diário para muitos pacientes. No primeiro episódio da nova temp

Passeio Ciclístico dá visibilidade ao Dia Mundial da Doença de Chagas e ao “Abril Verde”

Passeio Ciclístico dá visibilidade ao Dia Mundial da Doença de Chagas e ao “Abril Verde”

O governo de Rondônia reuniu centenas de ciclistas para o 3° Passeio Ciclístico, evento realizado em alusão ao Dia Mundial da Doença de Chagas, come

Gente de Opinião Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)