Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023 - 18h00
Servidores da Superintendência Estadual de Comunicação de Rondônia (Secom) promoveram na última terça-feira, 6, uma ação voluntária de doação de sangue. Com as festividades de carnaval se aproximando e sendo este um período de aumento nas intercorrências, a gerente de Captação da Fhemeron, Maria Luísa, aponta a necessidade da doação, devido ao estoque de bolsas para que a instituição possa atender as demandas hospitalares, principalmente no atendimento à cirurgias. “O sangue mais necessário e mais usado é O e A positivo e também o mais raro, O negativo”, destaca, reforçando a importância da doação de sangue.
A Superintendência de Comunicação se engajou nesta campanha de ajudar a salvar vidas, e realizou um mutirão para doação de sangue. A atitude de cada servidor foi parabenizada pela Superintendente Estadual de Comunicação, Rosângela Aparecida da Silva.
“O ato voluntário de doar sangue é um gesto de amor ao próximo. Os nossos servidores levaram felicidade para pessoas que estavam à espera de doações. Temos a certeza que essa acão é mais uma de muitas que acontecerão com o propósito de salvar vidas. É importante que cada cidadão que esteja apto, possa doar e fortalecer o estoque de bolsas de sangue da Fhemeron. Agradeço a Deus e aos nossos servidores pela conscientização, na certeza de que essa iniciativa irá incentivar muito mais servidores, inclusive, de outras secretarias estaduais à doação. Estamos unidos neste ato que faz muita diferença na vida de muitas pessoas”, disse.
Um desejo antigo do
O servidor Jackson Vicente doou sangue pela primeira vez e se emocionou ao realizar um desejo antigo. “Mobilizar secretarias de Estado para doar sangue reflete muito bem na luta diária para salvar vidas, principalmente pela quantidade que há de pessoas nas empresas, que podem fazer este gesto até que se torne frequente. Essa foi minha primeira doação de sangue, graças ao incentivo do órgão a qual pertenço, e agora pretendo doar mais vezes”.
Já a servidora Andriele Cardoso Duarte explica que no período acadêmico, a faculdade promoveu uma ação, mas conta que na época não teve coragem de doar. “Tive o primeiro contato com o tema: doação de sangue, através de um trabalho acadêmico elaborado por colegas. Tive curiosidade, mas o medo de agulha era maior. O que me impulsionou a querer doar foi através de uma experiência que minha mãe teve. Ela estava internada há meses no hospital e precisou tomar bolsa de sangue. Isso me encorajou a querer doar pela primeira vez e superando o meu medo. Queria de certa forma contribuir e ajudar como aqueles que doou o seu sangue para ajudar a minha mãe”.
Fhemeron Itinerante
Geralmente no período de carnaval a necessidade bolsas de sangue é maior, considerando o aumento do número de ocorrências. Com isso, a Fhemeron estará com ações itinerantes nos dias 10 e 11 de fevereiro na cidade de Urupá, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Já quem mora em Teixeirópolis terá um ônibus disponibilizado pelo município para levar quem quiser doar para cidade vizinha.
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé
Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos
A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu