Quinta-feira, 4 de novembro de 2021 - 16h17
O Serviço Social da Indústria (SESI) com o objetivo de melhorar a
qualidade de vida, não apenas do trabalhador da indústria e dependentes, mas da
comunidade em geral, a unidade SESI Saúde de Porto Velho, em breve, vai
oferecer novos serviços, como pilates, quiropraxia e agulhamento seco.
De acordo com o gerente da unidade do SESI Saúde de Porto Velho, Cleber
Santos, os atendimentos iniciarão a partir da segunda quinzena de novembro, com
agendamentos e tendo à frente profissionais qualificados nas três modalidades,
como os fisioterapeutas Jackson Roberto e Amanda Campos da Silva. Os
atendimentos para as aulas de pilates serão realizados das 8 horas ao meio dia
(de segunda a sexta-feira). Já os serviços de quiropraxia e agulhamento seco,
10h30 ao meio-dia (segunda, quarta e sexta – feira). Mais informações pelo
número (69) 99232-6051.
Pilates
Conforme o fisioterapeuta Jackson Roberto o pilates é um exercício
físico individual e é considerado por muitos profissionais da saúde uma forma
de terapia. Com essa atividade em ação é possível fortalecer a musculatura,
melhorar o tônus muscular e garantir maior flexibilidade do corpo.
Ele explica que o pilates pode ser praticado por qualquer pessoa, homens, mulheres, idosos e gestantes. Esse exercício poderá ser iniciado até mesmo pelos sedentários, que desejam mudar essa condição de rotina. Muitos se surpreendem com a execução dessa atividade, justamente por ser suave e não ter alto impacto como as outras atividades físicas, consequentemente isso diminui o risco de lesões dentro da atividade física.
Quiropraxia
Conforme a fisioterapeuta Amanda Campos da Silva, considerada uma forma de medicina alternativa, a quiropraxia ou quiroprática, é utilizada para o diagnóstico e tratamento de condições do sistema músculo-esquelético, principalmente da coluna vertebral. Eles vão corrigir ou prevenir os males das articulações.
A profissional lembra que muitas pessoas sofrem com dores na coluna, no pescoço e nas articulações, problemas posturais e fadiga muscular, principalmente, em tempos de home office e longas jornadas de trabalho em frente ao computador. “A quiropraxia pode ser aplicada de maneira alternativa e complementar na resolução dos seguintes casos: Dores nos ombros e pescoço; dores de cabeça e nas costas; hérnia de disco e dor ciática; tensão muscular; problemas em articulações do ombro, cotovelo, joelho, tornozelo; correção de postura; lesões ou acidentes variados; fibromialgia; dor lombar”, disse.
Desde 2005, a quiropraxia é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e é uma vertente da medicina alternativa. No Brasil, a Associação Brasileira de Quiropraxia é a entidade responsável por representar a especialidade, que ganha espaço como uma prática com diversos benefícios e atuação complementar para outros tratamentos.
Agulhamento Seco
O agulhamento seco (também conhecido como dry needling) é um procedimento médico que vem se tornando popular entre profissionais de saúde e pacientes. Este é um método terapêutico extremamente simples, rápido e eficaz para lesões dolorosas e inflamatórias musculoesqueléticas.
Amanda explica que a técnica é caracterizada pela inserção de uma agulha filamentar sólida, através da pele, para tratar várias disfunções, incluindo – mas não se limitando – a dor miofacial, o recrutamento muscular, o controle da dor musculoesquelética em geral, regeneração e recuperação de tecidos lesados e até mesmo quadros álgicos articulares. Nesta técnica, são utilizadas agulhas semelhantes às de acupuntura, finas e um pouco maiores, para desativar fibras musculares tensas que geram dor.
Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Ninfoplastia - entenda o que é e como funciona a cirurgia íntima
Veja o vídeo com a entrevista:
Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO
O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevis
Vilhena (RO) contará com nova Unidade Básica de Saúde de porte V
O município de Vilhena, em Rondônia, será beneficiado com a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Porte V, aprovada no Novo Programa de A