Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Sindsaúde denuncia caos na saúde municipal de Guajará-Mirim


Sindsaúde denuncia caos na saúde municipal de Guajará-Mirim - Gente de Opinião

O Sindsaúde está elaborando um calhamaço de denúncias feitas por servidores municipais que escancaram o caos vivenciado por usuários e funcionários na saúde no município de Guajará-Mirim. As denúncias serão enviadas para os órgãos de controle e fiscalização como Ministério Público do Trabalho, Conselho Estadual de Saúde, Ministério da Saúde, e Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim para a tomada de providências urgentes.

O JORNALISTA EVERTON LEONI COMENTA O CAOS DA SAÚDE EM GUAJARÁ-MIRIM

ASSISTA REPORTAGEM DO RO RECORD/TV CANDELÁRIA

Na última terça-feira, representantes do Sindsaúde participaram, em Guajará-Mirim, de uma reunião no Conselho Municipal de Saúde, onde a denúncia foi escancarada. Os representantes do Sindsaúde Golbery Paixão, Pedro Freitas e Joseandra Reis estiveram no Hospital Regional onde conversaram com servidores e pacientes e fizeram imagens da situação calamitosa da unidade, tanto na parte administrativa, quanto física.

Sindsaúde denuncia caos na saúde municipal de Guajará-Mirim - Gente de Opinião

Segundo o diretor Golbery Paixão, os problemas da unidade vão desde a falta de algodão, equipamentos, medicamentos viaturas e profissionais. “A unidade é apenas o local, mas não tem qualquer condição de funcionamento. Servidores reclamam da falta de segurança, perseguição superior e até mesmo da falta de lençóis nos leitos para os pacientes. A cozinha do hospital está interditada pela Agevisa e funciona de precária em uma escola”, comentou o diretor.

As irregularidades observadas vão mais além: Os matérias descartáveis perfuro cortantes estão sendo armazenadas em caixas de soro (reaproveitadas) colocando em risco a saúde de servidores que podem ser contaminados. Os pacientes com tuberculose convivem lado-a-lado com pacientes comuns por falta de uma sala de isolamento. Os servidores não recebem há vários anos o percentual pela insalubridade por falta de laudo.

Sindsaúde denuncia caos na saúde municipal de Guajará-Mirim - Gente de Opinião

“O Sindsaúde já propôs elaborar o laudo de insalubridade de forma bipartite, em conjunto com o município, mas até hoje a Prefeitura não se pronunciou sobre o assunto”, disse o presidente Caio Marin. Segundo ele, nos próximos dias, o sindicato estará convocando uma assembleia para os servidores do município e vai deliberar a paralisação dos serviços por tempo indeterminado. Os servidores da Saúde de Guajará-Mirim aguardam ainda a elaboração de seu Plano de Carreira.

Sindsaúde denuncia caos na saúde municipal de Guajará-Mirim - Gente de Opinião

Fonte: Marcos Santana

 

Gente de OpiniãoSábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agevisa parabeniza Hospital Central

Agevisa parabeniza Hospital Central

Na semana passada, A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) entregou uma placa ao Hospital Central para parabenizar a conceituada instit

Fiscalização do TCE-RO induz melhorias no João Paulo II em benefício da população

Fiscalização do TCE-RO induz melhorias no João Paulo II em benefício da população

Um dos casos mais recentes do trabalho cooperativa entre TCE e gestão pública ocorreu no Pronto-Socorro João Paulo II, o maior hospital de urgência e

Prefeitura de Ji-Paraná promove ação “Comando Saúde” para caminhoneiros

Prefeitura de Ji-Paraná promove ação “Comando Saúde” para caminhoneiros

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e da Vigilância em Saúde, realizou a ação Comando Saúde, voltada para

Atendimentos no Hospital João Paulo II reduziram 8,2% durante o Carnaval 2025

Atendimentos no Hospital João Paulo II reduziram 8,2% durante o Carnaval 2025

O Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência, registrou redução nos atendimentos durante o Carnaval

Gente de Opinião Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)