Quarta-feira, 26 de outubro de 2016 - 09h33
O deputado Só na Bença (PMDB), em seu pronunciamento na sessão de ontem, terça-feira (25) na Assembleia Legislativa, informou que participou, no Hotel Rondon Palace, em Porto Velho, de um evento em alusão ao Novembro Azul, campanha de prevenção ao câncer de próstata.
O parlamentar alertou para a importância de o público masculino deixar o preconceito de lado e fazer os exames preventivos. O deputado disse que, historicamente, o trabalho de conscientização dos homens é mais difícil. As mulheres, segundo Só na Bença, costumam procurar com mais frequência um médico a qualquer sinal de doença.
“E assim como nelas, o diagnóstico precoce pode ser indispensável para a cura do câncer”, ressaltou o deputado.
O deputado parabenizou o Poder Executivo e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) pelas ações de conscientização e prevenção programadas para o Novembro Azul.
A doença
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. A doença atinge, principalmente, homens com idade superior a 65 anos. A chance de cura é de 90% no estágio inicial. Os sintomas aparecem raramente, como dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia, dor nos ossos, infecção generalizada ou insuficiência renal.
Em 2012, 60 mil novos casos no Brasil foram registrados, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O exame para diagnosticar a doença é uma combinação de um toque retal e o de sangue, mas somente uma biópsia pode confirmar se é um câncer.
ALE/RO - DECOM - [Juliana Martins]
Foto: Ana Célia
A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) é uma unidade de saúde do governo de Rondônia que oferece diversos serviços e especialidades médicas para o tratame
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé