Domingo, 14 de novembro de 2010 - 12h13
Agência Brasil, Brasília - Pelo segundo ano consecutivo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) aborda o tema Educar Para Prevenir no Dia Mundial do Diabetes, lembrado em 14 de novembro. A campanha quer chamar a atenção de quem está envolvido direta ou indiretamente nos cuidados com a doença.
De acordo com a SBD, para que a prevenção, a educação e o tratamento sejam eficientes, além do comprometimento do paciente, é necessário que a família, a comunidade e os profissionais de saúde se envolvam.
Este ano, a novidade da campanha ficou por conta do período de realização mais longo (de 7 a 14 de novembro). O intuito foi tornar as discussões sobre o tema mais abrangentes.
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes no Distrito Federal, José Bernardo Peniche, o fato de a população estar bem informada com relação ao surgimento da doença pode influenciar na qualidade de vida do paciente e nos custos do governo que poderá ser menor.
“É muito mais vantajoso investirmos em campanhas de prevenção e informações às pessoas destacando a importância de manter hábitos alimentares saudáveis, do que mais tarde termos necessidade de aplicar mais recursos na saúde para atender pacientes com diabetes”, destaca.
Peniche ainda enfatiza a necessidade de que a população, independentemente da idade, mantenha uma alimentação equilibrada, evitando o excesso de consumo de doces, balas e refrigerantes. O médico lembrou da situação vivida nos Estados Unidos onde há um grande número de jovens com diabetes por causa da alimentação rica em gorduras e açúcares.
Para o especialista, as campanhas precisam continuar o papel de esclarecer a população, principalmente no Brasil, considerado um país predominantemente jovem e que pode chegar à velhice com um número maior de diabéticos.
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