Quinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Tabaco mata 3 milhões por ano, adverte pneumologista no CRM



Na guerra contra o tabaco a melhor arma é o conhecimento e as campanhas educativas devem ser continuas buscando sensibilizar a população para que se evite a iniciação neste hábito. De acordo com estatísticas da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) algo que é previsível em termos de dano à saúde das pessoas é o tabagismo.

Com essa abordagem sobre as doenças pulmonar obstrutiva crônica (DPCO), o doutor em pneumologia Edson Andrade, ex-presidente do Conselho Federal de Medicina, fez palestra durante o penúltimo módulo de 2009 do programa Educação Médica Continuada, realizado pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). A palestra aconteceu na ultima sexta-feira no auditório do Cremero e reuniu médicos e acadêmicos dos cursos de medicina.

A palestra de Edson Andrade abordou o tema doença pulmonar obstrutiva crônica, que segundo ele, é uma doença comum aos dependentes do tabagismo. Em alguns lugares do mundo onde existe grande índice de poluição é possível se desenvolver esse tipo de doença mesmo sem ser tabagista. “Mas pessoas que aqui sofrem desta doença é pelo hábito do tabagismo, como é majoritariamente no mundo inteiro”, ressaltou o palestrante.

Considerada uma doença debilitante, progressiva e com pouca possibilidade terapêutica, o esforço que deve ser envidado no seu combate é para evitar o problema. Ainda de acordo com a Opas, não existem níveis seguros para consumo do tabaco.

Cura

As abordagens terapêuticas são feitas à base de broncos dilatadores, eventualmente com corticóides inalados e, nos casos mais graves, existe a possibilidade de intervenção cirúrgica de redução de volume pulmonar e também transplante de pulmão. São procedimentos graves a que não se tem fácil acesso. “São pouco os hospitais e centros médicos no Brasil que realizam esse procedimento e são mais comuns nas regiões sul e sudeste”, alerta o palestrante, acrescentando que “é aquela luta em que você está quase perdendo e segura um pouco mais para não perder totalmente”.

A saúde pública começa a enfrentar essa luta contra a doença pulmonar obstrutiva crônica, o enfisema a bronquite crônica com alguma chance de sucesso, quando começa a ensinar a juventude a não fumar e quando ensina os fumantes a abandonarem o vicio. “É ai que nós ganhamos, nós não ganhamos na terapêutica do depois. Essa é uma lição importante, porque frente a uma situação instalada nós temos que ajudar as pessoas, mas o grande objetivo da medicina é evitar que elas adoeçam e nesse caso é possível fazer isso”, acentuou Edson Andrade.

O tema reflete uma situação pandêmica mundial que é o tabagismo. O especialista alerta que uma das causas preveníveis mais freqüentes de doenças, o tabagismo mata muita gente, não apenas de doenças pulmonares, mas também de doenças cardiovasculares. Quase todas as pessoas que tem infarto agudo do miocárdio passam por uma exposição ao tabaco que, associado ao sedentarismo, torna quase certo ate num tempo previsível o aparecimento de doenças cardiovasculares.

O amazonense Edson Andrade é clinico geral com especialização em pneumologia e exerce, além da medicina, a docência universitária e ensina para os seus alunos que “continuem gostando das pessoas, estudando bastante, fazendo do seu trabalho um instrumento de felicidade pessoal e para os outros, porque a medicina nos permite isso: ajudar e transformar as vidas das pessoas para melhor. E que persistam, pois terão sucesso e serão felizes”, aconselha. 

Fonte: Ascom /  Cremero

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha comemora 1 mês de inauguração do Hospital Regional Dr. Júlio Pérez Antelo em Guajará-Mirim com mais 744 atendimentos

Governador Marcos Rocha comemora 1 mês de inauguração do Hospital Regional Dr. Júlio Pérez Antelo em Guajará-Mirim com mais 744 atendimentos

O Hospital Regional Dr. Júlio Pérez Antelo, em Guajará-Mirim que completou um mês de funcionamento na terça-feira, 8, tem se mostrado um divisor de

Hospital Regional de Guajará-Mirim recebe visita do Judiciário e MP e reforça avanços promovidos pela Sesau de Rondônia

Hospital Regional de Guajará-Mirim recebe visita do Judiciário e MP e reforça avanços promovidos pela Sesau de Rondônia

Simbolizando um marco no reconhecimento dos avanços da saúde pública em Rondônia, o Hospital Regional de Guajará-Mirim Dr. Júlio Pérez Antelo foi es

Cremero e MPRO realizam seminário sobre ato médico e qualidade dos serviços de saúde

Cremero e MPRO realizam seminário sobre ato médico e qualidade dos serviços de saúde

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), em colaboração com o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), promoveu um e

Sistema “Meu Exame On” já emitiu mais de 260 mil resultados laboratoriais

Sistema “Meu Exame On” já emitiu mais de 260 mil resultados laboratoriais

Desde a sua implementação, há pouco mais de dois meses, o sistema “Meu Exame On”, desenvolvido pela Prefeitura de Porto Velho, já emitiu 265.746 exame

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)