Sexta-feira, 29 de abril de 2022 - 16h12
O trabalho dos profissionais da enfermagem sempre foi muito importante e ganhou maior notoriedade em todo mundo durante a pandemia da covid-19. Numa grande demonstração de amor, coragem, profissionalismo e dedicação, enfermeiros, técnicos e auxiliares arriscaram a própria vida para salvar o próximo.
“O resultado do nosso esforço é visível. Tudo voltando ao normal novamente. A população podendo retomar a comunicação, chegar mais perto e, aos poucos, poder se abraçar de novo”, disse a enfermeira e vacinadora Thays Karonile de Souza, que trabalha na Unidade de Saúde Socialista, zona Leste de Porto Velho.
A enfermeira conta que sua maior inspiração foi a mãe, que por muitos anos trabalhou como técnica em enfermagem e enfermeira, dedicando muito amor e carinho aos pacientes. “Vi que é uma profissão linda, cuidar do próximo e poder ajudá-lo, muitas vezes de uma maneira tão simples, como um ponto de vacinação. Já é um ato maravilhoso”, completa.
Vacinadores foram essenciais no combate a pandemia da covid-19INSPIRAÇÃO
Já a inspiração de Zulmira de Andrade foi motivada pelos próprios pacientes, todas as vezes que ia ao hospital para visitar familiares. O desejo de entrar para a enfermagem aumentou, ainda mais, ao observar os profissionais da área e os estagiários trabalhando. Ela fazia um outro curso técnico, mas com o apoio de um colega que a convidou para a área de saúde, não teve dúvidas e hoje se orgulha da profissão.
“O sentimento é de gratidão em atender os pacientes que me procuram para se vacinar ou receber outro tipo de atendimento para não ficar doente”, afirma a técnica em enfermagem que trabalha na Unidade de Saúde Nova Floresta, bairro Novo Horizonte, região Sul da capital de Rondônia.
COVID-19
Para Thays e os colegas, a pandemia foi o maior desafio para a categoria nos últimos tempos. Mesmo diante de tantas perdas eles não recuaram. A chegada das vacinas foi um alívio, representando a oportunidade de uma vida mais longa e mais saudável para as pessoas.
Thays Karonile de Souza, enfermeira e vacinadora do municípioPara isso, foi necessário muito esforço, desenvolvimento de novas habilidades e sabedoria para enfrentar a covid-19 na linha de frente.
“A gente que trabalha com a saúde, sabe que estamos cuidando de outras vidas e essas vidas são amadas por outras pessoas. Saber que a gente teve participação ou uma colaboração efetiva em cima disso tudo é uma coisa muito boa”, acrescentou a enfermeira.
LIÇÃO
Em meio a tantas complicações e cansaço da luta diária, a enfermeira disse que uma de suas maiores experiências foi com as crianças, durante a imunização nas escolas. “A gente pensou que as crianças iam ter medo da gente, mas foi o contrário. Recebemos muitas lembranças e mensagens dos alunos como demonstração de carinho. A maior lição que fica é o amor”, completou Thays.
RECONHECIMENTO
No Dia Nacional do Trabalhador, o reconhecimento aos vacinadores vem de todos os lados. Para a gerente municipal de Imunização, Elizeth Gomes, o trabalho dos profissionais da enfermagem foi decisivo no combate à pandemia.
“É um grupo que foi fundamental nos últimos anos e continua sendo. Um profissional que precisou se capacitar e se adaptar a uma nova realidade. Só temos gratidão por termos um trabalho especial que eles desenvolvem todos os dias”, finaliza.
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé
Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos
A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu