Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Transplantes de rim só depende de vistoria do Ministério da Saúde


A realização de transplantes de rim, em Rondônia, está dependendo do Ministério da Saúde (MS). Todos os requisitos referentes a profissionais capacitados e unidade hospitalar com qualidade, foram atendidos. A Central Estadual de Transplantes (CET) está aguardando uma vistoria de técnicos para o credenciamento do hospital e dos médicos, que realizarão as cirurgias. O MS ainda não tem previsão de quando ocorrerá a visita.

"Nós enviamos, há quase três meses, todos os documentos exigidos pelo Ministério da Saúde. Diplomas, certificados de especialização, certidões negativas de infrações éticas e documentos pessoais. A documentação exigida do hospital, que atenderá a demanda, também foi enviada. Agora aguardamos a vistoria técnica, esperamos que ela aconteça em breve. A CET está em contato com os responsáveis, buscando meios para agilizar a visita dos técnicos", afirmou Milton Moreira, secretario de Estado da Saúde.
O objetivo da administração Ivo Cassol é oferecer, em Rondônia, de maneira terceirizada, a realização dos transplantes de rim. Atualmente, o Estado possuiu 198 pacientes renais que precisam da cirurgia. A central mantém informações e registros de pacientes e doadores. Ela é parte da rede nacional de centrais de transplantes e agiliza o acesso dos usuários que aguardam o tratamento.

O trabalho da CET já está fazendo a diferença

A central funciona desde o ano passado. O credenciamento, através da portaria nº 45, foi publicado no Diário Oficial da União do dia 23 de junho de 2006. "O trabalho da CET já está fazendo a diferença, recentemente possibilitou, pela primeira vez na história do Estado, a realização em regime de urgência, de um transplante de córnea", explicou a médica Inês Motta, coordenadora da CET.

O transplante de córnea foi feito no hospital 9 de Julho, credenciado pelo Ministério, para atender os casos de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A cirurgia foi feita por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais autorizados, através de portaria, pelo MS.
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inovação: clínica odontológica faz a diferença em Porto Velho

Inovação: clínica odontológica faz a diferença em Porto Velho

Com uma trajetória de 17 anos marcada por dedicação e inovação, a Clínica Sorriso Mágico, localizada na zona sul de Porto Velho, consolidou-se como

Mais Médicos cresce 63% em Rondônia entre o fim de 2022 e novembro de 2024

Mais Médicos cresce 63% em Rondônia entre o fim de 2022 e novembro de 2024

Fortalecimento da atenção primária à saúde, atenção a municípios com maiores índices de vulnerabilidade e olhar humanizado. Desde o início da atua

Hospital João Paulo II realiza quase 20 mil atendimentos no segundo semestre de 2024

Hospital João Paulo II realiza quase 20 mil atendimentos no segundo semestre de 2024

Ponto de atendimento de urgência e emergência, o Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II (HPSJPII) atendeu, no segundo semestre de 2024, quase 20 mi

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)