Sexta-feira, 17 de outubro de 2008 - 19h07
Em Rondônia, para participar de eventos comemorativos ao Dia do Cirurgião-Dentista e da Saúde Bucal, o presidente do Conselho Federal de Odontologia, cirurgião-dentista Miguel Nobre, destacou o atendimento a saúde bucal do povo brasileiro através de programas como o SB Brasil, o Prêmio Brasil Sorridente e a implantação dos CEOs - Centro de Especialidades Odontológicas.
Juntamente com a presidente do Conselho Regional de Odontologia de Rondônia, cirurgiã-dentista Sandra Menezes, o tesoureiro do Conselho Federal Lester Menezes e comitiva, ele falou sobre a conjuntura nacional, programas de governo, a participação do Conselho nas ações de saúde bucal e criticou veementemente o que chamou de mal caratismo e criminosa a atuação de falsos dentistas que ainda se escondem por lugares distantes dos grandes centros.
Mas, assegurou, com a participação e atuação de fiscais dos Conselhos, Vigilâncias Sanitárias dos estados e municípios, o Ministério Público e as polícias Federal, Militar e Civil, "tem sido feito em todo Brasil uma limpeza contra estes charlatões".
Números
No levantamento realizado pelo governo federal, em 2000 a situação de atendimento a população era precário. Com os programas apresentados como o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), criado em 2004, onde a população de baixa renda pode ser assistida a situação diminuiu. Hoje são 672 CEOs em funcionamento. 248 estão no Nordeste, região que apresenta a maior carência em atenção odontológica.
Miguel Nobre citou também que este programa é destaque no mundo interior "não existe em outro lugar um programa tão eficiente como esse", garantiu.
Ele citou dados recente do governo federal onde mais de três milhões de dentes deixaram de ser extraídos; e a geração de empregos para cirurgiões-dentistas e auxiliares cresceu quase 5% desde 2004, fora os empregos indiretos através da indústria odontológica.
Rondônia comemorações
A presidente Sandra Menezes disse aos jornalistas que as comemorações do Dia do Cirurgião-Dentista e da Saúde Bucal, em Porto Velho, terão início somente no dia 25 data da criação dos cursos de Odontologia no Brasil quando o Conselho Regional de Odontologia de Rondônia, Faculdades, Secretarias de Saúde do Estado e Município, Exército Brasileiro, através do Hospital de Guarnição, Polícia Militar, através da Diretoria de Saúde realizam a Semana do Sorriso, com palestras, entrega de Kits, teatro de fantoches, com temas de orientação para uma dentição saudável.
No dia 25 a partir das 17 horas, a programação está prevista para o Espaço Alternativo e terá encerramento no dia 31 a partir das 16 horas, na Igreja São Tiago, no bairro Tancredo Neves, na zona Leste da cidade.
Sandra disse também que as faculdades FIMCA e São Lucas que têm cursos de Odontologia, terão papel importante neste evento, pois os concluintes dos cursos terão oportunidade, com a presença e supervisão de professor e profissionais já formados e inscritos no Conselho de Odontologia, colocar em prática os ensinamentos obtidos durante a realização do Curso.
A participação das Secretarias de Estado e Município da Saúde dará suporte para que tudo possa transcorrer da melhor maneira possível e a população que lá compareça possa dirimir dúvidas quanto a escovação e cuidados odontológicos.
Fonte: Lenilson Guedes
Inovação: clínica odontológica faz a diferença em Porto Velho
Com uma trajetória de 17 anos marcada por dedicação e inovação, a Clínica Sorriso Mágico, localizada na zona sul de Porto Velho, consolidou-se como
Mais Médicos cresce 63% em Rondônia entre o fim de 2022 e novembro de 2024
Fortalecimento da atenção primária à saúde, atenção a municípios com maiores índices de vulnerabilidade e olhar humanizado. Desde o início da atua
Hospital João Paulo II realiza quase 20 mil atendimentos no segundo semestre de 2024
Ponto de atendimento de urgência e emergência, o Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II (HPSJPII) atendeu, no segundo semestre de 2024, quase 20 mi