Quinta-feira, 6 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Unidades de saúde de Porto Velho atendem população com sintomas gripais no período da tarde

Vacinação contra a gripe e covid-19 também são feitas nas Unidades Básicas de Saúde


Unidades de saúde de Porto Velho atendem população com sintomas gripais no período da tarde - Gente de Opinião

Buscando acelerar o atendimento à população com sintomas gripais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da capital, a Prefeitura traçou novas estratégias para evitar aglomerações e, consequentemente, contaminações. Desde a última segunda-feira (27), as unidades têm feito os atendimentos específicos no período da tarde.

O plano de ação segue em andamento até o dia 7 de janeiro de 2022 em todas as UBS’s. A definição do horário de atendimento é uma medida preventiva, por conta do surto de gripe no país. A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Eliana Pasini, explica que o objetivo principal é evitar as possibilidades de contágio entre os pacientes dentro das unidades.

“Todas as unidades básicas de saúde já foram reorganizadas estrategicamente para que o atendimento ocorra da melhor forma possível, gerando mais segurança aos pacientes. Por isso, no período da tarde, as equipes irão atender duas demandas, sendo pessoas com sintomas gripais, além da vacinação contra a covid-19 e gripe. Pela manhã, são feitos os demais atendimentos normais, incluindo as vacinas de rotina”, explica.

Já os pacientes que se encontram em estado grave são encaminhados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), onde recebem os cuidados necessários. “Os pacientes que forem agravando os sintomas vão para as UPAs até mesmo para não sobrecarregar as demais unidades. Estaremos dividindo esse trabalho até a próxima semana”, afirma a secretária da Semusa.

O município hoje é responsável somente pelo atendimento pré–hospitalar, sem internações. Já a competência de oferta de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) é do Estado.

CUIDADOS COM A HIGIENIZAÇÃO

Outra orientação é que a população fique atenta aos cuidados com a higienização nesse período de alto contágio. “A pessoas precisam se cuidar, usar máscara, tomar muito líquido, ter uma alimentação boa, uma boa higienização, se cuidar mesmo. Começou a passar mal, pode comparecer às unidades básicas de saúde”, concluiu a secretária.

PROGRAMAÇÃO DOS ATENDIMENTOS

Dia 31 de dezembro

Unidades básicas de saúde estarão fechadas

Unidade Manoel Amorim de Matos – Atendimento para casos de covid-19 das 7h às 13h

Atendimento normal nas UPAs Leste e Sul e nas policlínicas José Adelino e Ana Adelaide

Dia 1 de janeiro

Feriado - Unidades básicas de saúde estarão fechadas

Atendimento normal nas UPAs Leste e Sul e nas policlínicas José Adelino e Ana Adelaide

Dia 3 de janeiro de 2022
Feriado Estadual - Unidades básicas de saúde não abrem

A população deverá procurar as UPAs Leste e Sul e as policlínicas José Adelino e Ana Adelaide

De 4 a 7 de janeiro de 2022
Atendimentos específicos terão continuidade

Unidades de saúde abrirão durante a tarde para atender pessoas com sintomas gripais. Também estarão disponíveis nestes locais, somente pela tarde, vacinas contra a covid-19 e gripe.

O período da manhã está reservado para o atendimento de rotina.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia cria Comissão para garantir novo Hospital de Urgência e Emergência

Governo de Rondônia cria Comissão para garantir novo Hospital de Urgência e Emergência

O Governo de Rondônia está avançando com soluções para viabilizar a implantação do novo Hospital de Urgência e Emergência (Heuro) em Porto Velho. Na

Inauguração do Hospital Regional de Guajará-Mirim; estrutura especializada e atendimento aos povos originários

Inauguração do Hospital Regional de Guajará-Mirim; estrutura especializada e atendimento aos povos originários

Com capacidade total de 72 leitos, somando os destinados a adultos, pediatria, lactantes e emergências, o Hospital Regional de Guajará-Mirim vai ser

Marco para Saúde: governador Marcos Rocha inaugura novo Hospital na Pérola do Mamoré em RO

Marco para Saúde: governador Marcos Rocha inaugura novo Hospital na Pérola do Mamoré em RO

O Governo de Rondônia cumpriu a missão de concluir a obra do Hospital Regional de Guajará-Mirim, considerada uma das obras mais aguardadas pela popu

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de março de 2025 | Porto Velho (RO)