Sexta-feira, 3 de agosto de 2007 - 12h40
Controlar o peso, não descuidar da dieta, fazer exercícios físicos regularmente, além de ficar atenta aos hábitos de vida que adota. A aposentada Adelaide Pereira, 57 anos, mudou vários costumes depois que começou a participar do Espaço Vida, programa criado pela Unimed Ji-Paraná, que reúne pessoas de todas as idades, para difundir qualidade de vida aliada à prevenção doenças. É esse também o objetivo do Dia Nacional da Saúde, comemorado no próximo domingo (05/08), criado para alertar os brasileiros sobre a necessidade de cuidados com a saúde.
No Espaço Vida foram criados programas permanentes voltados para pessoas interessadas em melhorar a qualidade de vida ou para grupos específicos - diabéticos, obesos e hipertensos. "Estou com um astral mais elevado, mais atenta aos cuidados com a minha saúde", disse Adelaide. Ela é hipertensa e no programa tem a oportunidade de conhecer melhor a doença e fazer o acompanhamento do tratamento com uma equipe multiprofissional, composta por médico, nutricionista, psicóloga, enfermeira e educador físico. "Também faço aula de dança. Isso é essencial para uma vida saudável, com menos estresse, e para agüentar os problemas do dia-a-dia", acrescentou. Mais animada com o controle da doença, Adelaide resolveu participar de um curso de dança de salão, também oferecido pela Unimed Ji-Paraná.
Depois de entrar para o programa, Valdoino Borgio, 73 anos, e a esposa, Leonice Tupã Borgio, 70 anos, ficaram mais unidos e agora cuidam juntos do corpo e da alma, com atividades educativas, lúdicas e recreativas. De acordo com especialistas, estas ações, além de manter uma melhor qualidade de vida, podem evitar complicações futuras. Na região Norte, a Unimed Ji-Paraná é a única, entre as 130 operadoras, que tem um programa de prevenção aprovado pela Agência Nacional de Saúde (ANS).
Durante todo ano, e não somente no Dia Nacional da Saúde, as pessoas terão mesmo que prestar mais atenção aos hábitos de vida, se não quiserem desenvolver doenças, como diabetes, obesidade e hipertensão. Por isso, especialistas afirmam que a prevenção ultrapassa as fronteiras da medicina e assume um âmbito educativo, que tem melhorado o tratamento e o controle das doenças. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos metade das mortes, causadas pelas doenças citadas, poderia ser evitada com prevenção e informação.
Serviço
O Espaço Vida fica na rua Capitão Sílvio, 2236, bairro Casa Preta. Mais informações pelo telefone 3422-1300 ou pelo site www.unimedjpr.com.br.
Fonte: Juliana Coelho
Em meio ao estado de emergência na saúde decretado pela Prefeitura de Porto Velho, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN/SUS) deu continuidad
Médico Luiz Maiorquim é eleito presidente do Simero
Veja a reportagem:
Força Nacional do SUS chega a Porto Velho para avaliar a situação da saúde pública
Nesta terça-feira (4), a Prefeitura de Porto Velho apresentou os profissionais da Força Nacional do SUS do Ministério da Saúde que estão na capital, a
Fiscalização do TCE-RO melhora atendimento nas UPAs de Porto Velho, mas revela falhas graves
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou fiscalizações, neste sábado (1º/2), em unidades de saúde de Porto Velho. O trabalho per