Quarta-feira, 5 de agosto de 2020 - 11h59
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) de Porto Velho, localizadas nas
Zonas Sul e Leste, atingiram a marca de 35.004 atendimentos no último
trimestre, sendo 13.777 pacientes com suspeitas ou confirmação do novo
coronavírus (Covid-19). Para absorver toda a demanda, a Secretaria Municipal de
Saúde (Semusa) estabeleceu readequações no modelo de
atendimento, inclusive com a ampliação da quantidade de leitos.
A UPA Sul, por exemplo, tornou-se referência no atendimento a pacientes
com suspeitas de coronavírus, recebendo a maioria dos pacientes com quadros
moderados e graves da doença, encaminhados pelo Call Center. A unidade é
responsável por 14.957 atendimentos realizados em maio, junho e julho, sendo
12.015 (80%) acolhimentos de pacientes com sinais e sintomas de coronavírus.
Acolhimento, triagem, consultas médicas, exames diversos, testes rápidos
e swabs, observação, internação e até intubação são alguns dos procedimentos
realizados pela UPA Sul, dependendo da condição clínica do paciente. A unidade
teve sua capacidade ampliada para 22 leitos com oito respiradores pulmonares,
sendo quatorze leitos modernos, quatro de estabilização (semi-intensivo) e mais
quatro destinado às outras enfermidades.
Para a UPA Sul priorizar o atendimento ao paciente com sintomas de
Covid-19, outras unidades absorveram as demandas de outras doenças, entre elas
a UPA Leste. Nos três meses foram contabilizados 20.047 atendimentos diversos
naquela unidade, sendo 1.762 de pacientes com sintomas suspeitos de
coronavírus.
A UPA Leste também teve sua capacidade de atendimento ampliada para 19
leitos com oito respiradores, tendo quatro leitos de isolamento, quatro de
estabilização (semi-intensivo), cinco clínicos e seis leitos de suporte para
casos suspeitos decorrentes da Covid.
A secretária titular da Semusa, Eliana Pasini, explica que a UPA Leste e
as policlínicas Ana Adelaide e José Adelino passaram a dar suporte no
atendimento de outras patologias para que a UPA Sul pudesse priorizar os casos
moderados a graves de Covid-19. “Toda a secretaria está comprometida em
oferecer a melhor estrutura de saúde à população e assim garantir maior acesso
da população aos serviços, conforme determinação que recebemos do prefeito
Hildon Chaves”.
Atendimentos Call Center
O sistema de teleconsultas da prefeitura também finalizou o balanço das
chamadas recebidas do mês de julho. Foram 23.831mil atendimentos realizados
pelo telefone 0800 647 5225 no último mês. Desde quando foi implantado, dia 1°
de abril, até 31 de julho, o Call Center registrou 84.476 atendimentos.
No primeiro mês de funcionamento, os casos do coronavírus em Porto Velho
ainda eram baixos e o sistema registrou 7.278 mil atendimentos. No mês
seguinte, com o aumento de notificações da doença, o Call Center registrou
23.148 mil atendimentos. Em junho, no pico dos casos, foram registrados 30.219
ligações atendidas pelas equipes de profissionais.
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé
Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos
A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu