Sexta-feira, 5 de dezembro de 2008 - 13h05
"Como vai a sua Próstata?", foi o tema da palestra feita nesta sexta-feira, 5, pelo urologista Cid Scarpa Vasconcelos, na seqüência do projeto "Preserve sua Saúde", desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado, e direcionado a seus membros e servidores.
O auditor Davi Dantas da Silva, responsável no TCE pelo programa Gespública que organizou o evento, fez a apresentação do conferencista, destacando que o "Preserve sua Saúde" faz parte da proposta do Tribunal de Contas em oferecer melhor qualidade aos servidores não só nas esferas de equipamentos e ampliação de conhecimento específico, "mas também qualidade de vida".
Na palestra, assistida por dezenas de servidores do TCE, Cid Scarpa mostrou, dentre outros fatos, a importância da realização de exames a partir dos 40 anos. "Prevenção, para problemas na próstata, efetivamente, não existe. Há fatores genéticos, ambientais e outros que podem levar a que o indivíduo apresente problemas com a próstata", disse o urologista.
"A causa é desconhecida, mas há fatores como idade, alimentação, falta de exercício, histórico familiar, raça, país de origem", continuou o palestrante, lembrando que "a cada 66 minutos morre uma pessoa por câncer de próstata".
Ao final da palestra o auditor Davi Dantas elogiou o expositor: "Um assunto que assusta muita gente, e que tem grande importância para a saúde do homem, foi explicado de forma didática e sem gerar constrangimentos, mas mantendo-se dentro da linha científica pelo expositor".
O vice-presidente da Associação dos Servidores do Tribunal de Cotnas, Dandolini, elogiou "a maneira pedagógica usada pelo dr. Cid Scarpa, mostrando uma questão difícil de modo que todos entendessem". Já o bibliotecário Josimar Santos, disse que "fatos de tanta importância, ditos de maneira simples, mas sempre de modo a não deixar dúvidas, mostrou que o palestrante tem segurança e conhecimento".
Fonte: Lúcio Albuquerque
Inovação: clínica odontológica faz a diferença em Porto Velho
Com uma trajetória de 17 anos marcada por dedicação e inovação, a Clínica Sorriso Mágico, localizada na zona sul de Porto Velho, consolidou-se como
Mais Médicos cresce 63% em Rondônia entre o fim de 2022 e novembro de 2024
Fortalecimento da atenção primária à saúde, atenção a municípios com maiores índices de vulnerabilidade e olhar humanizado. Desde o início da atua
Hospital João Paulo II realiza quase 20 mil atendimentos no segundo semestre de 2024
Ponto de atendimento de urgência e emergência, o Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II (HPSJPII) atendeu, no segundo semestre de 2024, quase 20 mi