Quinta-feira, 7 de novembro de 2019 - 12h08
Com o objetivo de atender a meta de vacinar mais de 1.140 crianças de seis meses a menores de 1 ano de idade contra o sarampo, caxumba e a rubéola, a vacinação tríplice viral – que imuniza contra as doenças – a campanha de vacinação está sendo intensificada nas Unidades Básicas de Saúde até o final deste mês. Na área rural a campanha foi realizada de 9 de setembro a 9 de outubro.
Além de menores de 1 ano, também devem ser vacinados com a tríplice viral: Crianças, adolescentes e adultos a partir de 1 ano até 29 anos, com 1 dose, adultos de 30 a 49 anos e profissionais de saúde, que devem tomar duas doses da vacina.
A secretária de Saúde, Célia Calado enfatizou a importância da vacina, já que a doença continua acometendo crianças e adultos em várias regiões do país, como São Paulo, Rio de Janeiro na Bahia: “Em Rondônia não tivemos casos este ano, mas a doença está aí e as crianças principalmente devem ser imunizadas, para evitar possíveis surtos da doença, que é transmitida por vírus”, alertou.
Segundo informações da Agevisa, Rondônia está livre do vírus há 10 anos, apesar de ter havido a confirmação de quatro casos em 2018. As notificações aconteceram no estado, mas a doença foi contraída no estado do Amazonas.
Datas e locais
Durante a semana, de segunda sexta-feira, a vacinação acontece nas UBS das 7h30 às 12h30, com exceção das Unidades Morada do Bosque e Maria Donaria de Lima, em Divinópolis, quando a vacinação é realizada quinzenalmente, conforme cronograma divulgado nos locais.
A intensificação da campanha também será feita com mutirões de vacinação aos sábados, nas seguintes datas e locais: Dias 9, 16 e 23 de novembro no Ambulatório Especializado, UBS Cristo Rei e Nova Esperança, das 7h30 às 14h, dia 30 de novembro (dia D da campanha) a vacinação será extensiva a todas as UBS, das 7h30 até as 17h.
Serviço
Para a vacinação é necessário apresentar documento pessoal, cartão de vacina e cartão do SUS. Se necessário outras vacinas podem ser aplicadas para atualização vacinal.
Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d
Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Ninfoplastia - entenda o que é e como funciona a cirurgia íntima
Veja o vídeo com a entrevista:
Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO
O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevis