Quinta-feira, 23 de agosto de 2007 - 17h32
A Prefeitura de Porto Velho vai instalar 75 postos de vacinação na capital, neste sábado(25), na segunda etapa da Campanha Nacional contra Poliomielite (paralisia infantil). São 44 mil crianças na capital com idade inferior aos cinco anos - faixa-etária alvo da campanha. A meta da Secretaria da Saúde (Semusa) é imunizar ao menos 42 mil crianças da área urbana e rural, representando 95% do total.
O secretário da Saúde, Sid Orleans, pediu empenho dos pais para levarem os filhos aos postos para receberem a dose da vacina. Ele lamentou por uma boa parte da população ainda não ter se conscientizado sobre a importância da imunização das crianças. Não devemos nos acomodar simplesmente porque o vírus foi erradicado do Brasil, pois ainda existem países com casos de poliomielite, por isto precisamos ficar sempre prevenidos, destacou.
Em 2006, o município vacinou 39 mil crianças na primeira etapa; na segunda, o número reduziu para 35 mil. O total de crianças com idade abaixo de cinco anos era na época de 41 mil. Para o secretário, a redução mostra a falta de consciência da sociedade.
A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença grave causada por um micróbio que entra no corpo da criança através da boca. O micróbio é transmitido pela tosse, espirro ou fala, e sai, principalmente, pelas fezes. Os sintomas são febre, dores no corpo e vômito.
A paralisia infantil foi erradicada no continente americano desde 1994. O último caso detectado no Brasil foi em 1889. Em alguns países africanos, ainda é grande o número de crianças vítimas da doença.
Fonte: Ascom
Em meio ao estado de emergência na saúde decretado pela Prefeitura de Porto Velho, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN/SUS) deu continuidad
Médico Luiz Maiorquim é eleito presidente do Simero
Veja a reportagem:
Força Nacional do SUS chega a Porto Velho para avaliar a situação da saúde pública
Nesta terça-feira (4), a Prefeitura de Porto Velho apresentou os profissionais da Força Nacional do SUS do Ministério da Saúde que estão na capital, a
Fiscalização do TCE-RO melhora atendimento nas UPAs de Porto Velho, mas revela falhas graves
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou fiscalizações, neste sábado (1º/2), em unidades de saúde de Porto Velho. O trabalho per