Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Vigilância em Saúde realiza semana de atualização em alimentos


 
Técnicos da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e do Ministério da Saúde (MS) participam da Semana de Atualização em Alimentos, que teve abertura na manhã desta segunda-feira, 18, no auditório do Rondon Palace Hotel, na Capital, e segue até a próxima sexta-feira, 22, com a presença de representantes das áreas de Vigilância em Saúde dos municípios de Rondônia, do Laboratório Central, além de representantes de locais que manipulam alimentos como portos, aeroportos e fronteiras.

Durante a abertura do evento, a gerente da Gerência Técnica de Vigilância Sanitária, Mirlene Moraes, que coordena o evento, explicou que os objetivos da semana visam expor e discutir sobre os principais problemas e ocorrências que afetam os setores que lidam com alimentos e sua conservação, além da análise e discussão sobre a legislação sanitária fiscal e de controle do setor.

De acordo com o secretário Estadual de Saúde, Milton Moreira, os temas a serem abordados na Semana de Atualização de Alimentos são de extrema importância e estão afetos ao atendimento de toda a população que utiliza e consome alimentos distribuídos em suas mais variadas formas. “Por isso, é importante reunir tanto os técnicos dos segmentos de Saúde, sanitários e locais que atuam com o fornecimento de alimentos que possam sofrer deterioração e provocar danos e doenças nas pessoas”, reflete, informando que é grande o número de casos notificados de doenças por transmissão hídrica e alimentar.

As doenças transmitidas por alimentos é um dos temas que serão discutidos durante a semana, onde os técnicos vão abordar sobre as principais incidências dos casos notificados. Para se ter uma idéia da importância do tema, no ano passado o Estado de Rondônia notificou 32.772 casos de doenças provenientes de diarréia aguda, sendo que a metade desses casos se deu na Capital, Porto Velho, além da notificação de casos de febre tifóide em Porto Velho e Vilhena, surtos alimentares que envolveram mais de 300 pessoas no ano passado e 13 neste ano. Em 2008, por exemplo, a Agevisa já conta com 17.893 casos notificados até o mês de junho.

Durante a Semana de Atualização em Alimentos serão também coletadas amostras e feitas suas análises em laboratório para facilitar a demonstração aos participantes.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé

Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos

Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos

A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)