Sábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Você conhece alguém estrábico, com os olhos desalinhados? É sobre isso que trataremos aqui.


Foto: http://www.semprematerna.com.br/ - Gente de Opinião
Foto: http://www.semprematerna.com.br/

Estrabismo: o que é?

Chama-se de estrábico (popularmente de vesgo), a pessoa que tem os olhos desalinhados, apontando em direções diferentes. O estrabismo pode ser convergente se o olho desvia para dentro, divergente, se para fora, ou vertical, se um olho desvia ou para cima ou para baixo.

Além disso, o estrabismo pode ser constante ou intermitente (ocorrer só de vez em quando).

Crianças, adultos e idosos podem ter esse problema, e estima-se que 4% das crianças brasileiras tenham estrabismo.

O olho tem seis músculos que relaxam e contraem, e com isso movimentam o olhar, para cima, para baixo, ou para os lados. Para que se consiga focar um objeto esses músculos precisam trabalhar em harmonia, quem controla isso é o cérebro, que envia impulsos por meio dos nervos, responsáveis por esses movimentos. Assim problemas dos músculos, dos nervos ou do cérebro, podem causar estrabismo.

Causas do estrabismo

Entre as principais estão:

·         Congênita, quando a criança nasce com estrabismo

·         Neurológicas, como AVC, paralisia cerebral e tumores cerebrais

·         Doenças sistêmicas como diabetes e as da tireoide

·         Doenças dos olhos, como hipermetropia severa, baixa de visão em um dos olhos, entre outras

Sintomas do estrabismo

Os sintomas dependem da idade em que o estrabismo se manifesta. Para visualizar um objeto único e tridimensional, os olhos precisam estar alinhados, em crianças mais velhas e em adultos, o principal sintoma é diplopia, ou seja, ver duas imagens.

Outros sintomas frequentes são cansaço, dor de cabeça, inclinação desta para enxergar melhor e perda da noção de profundidade.

Somente com os olhos alinhados é que conseguimos ter adequada noção de profundidade, trata-se da famosa visão 3d, e é por isso que alguns estrábicos não possuem essa capacidade.

Diplopias súbitas ou desvios súbitos são casos urgentes, e necessitam de avaliação de um oftalmologista.

Crianças menores podem não exibir sintomas, já que a visão se desenvolve com o passar do tempo, até por volta dos 8 anos de idade. Se o estrabismo se instalar nessa faixa etária a criança pode não desenvolver a visão no olho afetado, o cérebro apaga essa visão justamente para ela não duplicar, isso é chamado de ambliopia, em que a visão não se desenvolve, e pode ser irreversível se não tratada a tempo.

Por isso os pais devem ficar atentos ao desenvolvimento da visão do bebê, que até por volta de quatro a seis meses, não é bem focada, assim, desvios intermitentes (ou seja, ocasionais) nesse período podem ser normais, porém, se constantes em qualquer idade, ou após os seis meses de idade não são normais e necessitam de investigação.

Quanto mais precoce o diagnóstico e o tratamento para o estrabismo melhor o prognóstico.

É importante que crianças por volta de um ano de idade passem por um exame oftalmológico de rotina, mesmo que não pareçam ter nada de anormal. Há alterações que podem comprometer o desenvolvimento normal dos olhos e até mesmo levar à baixa de visão e à cegueira, e só o exame pode detectá-las.

Portal Leet Doc - https://www.leetdoc.com/br/

Gente de OpiniãoSábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a saúde e inicia cirurgias endovasculares em Vilhena

Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a saúde e inicia cirurgias endovasculares em Vilhena

Com um olhar atento às necessidades da população e determinação para levar saúde de qualidade a todas as regiões do estado, o governador de Rondônia

Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável

Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável

A Clínica Sorriso Mágico, referência em atendimento odontológico humanizado na zona sul de Porto Velho, realiza nos dias 25 e 26 de abril, das 08h à

Governo de RO inaugura ala reformada no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro com atendimento humanizado às gestantes

Governo de RO inaugura ala reformada no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro com atendimento humanizado às gestantes

O governo de Rondônia entregou a reforma da nova ala da maternidade do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, no dia 16 de abril. A inauguração marca um

Gente de Opinião Sábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)