Quarta-feira, 19 de março de 2025 - 13h04
O Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia, coronel PM Regis Wellington Braguin Silvério, destacou em entrevista ao Gente de Opinião que a segurança pública se constitui no maior desafio de política pública em todo o país. E, apesar de considerar que esta não é uma função apenas das forças de segurança, afirma que, em Rondônia, surpreendentemente, tivemos um grande êxito no combate à criminalidade tanto que os índices têm, ao longo do tempo, sido reduzidos sistematicamente, mas, isto não é muito compreendido na medida em que alguns problemas ocasionais ou localizados ganham mais destaque na imprensa que o trabalho cotidiano. Especialistas afirmam que para uma política pública de segurança tenha sucesso são preciso alguns fatores como:
O comandante afirma que parte importante desses fatores acontecem em Rondônia e com os investimentos que estão sendo feitos pelo governador Marcos Rocha, bem como o apoio do MP e da Justiça Estadual, o estado tem tido muito sucesso em transformar Rondônia num dos estados com maior grau de segurança no Brasil. Abaixo a entrevista do comandante geral:
Luiz Carlos Ferreira- Comandante, o senhor surpreendeu aqui a todos, justamente pela falta de conhecimento do que acontece no Estado e fora dele. O que a nossa segurança teve de êxito. Fale um pouquinho desta notícia que o senhor deu aqui, que deixou todos orgulhosos.
Comandante Regis Wellington - A primeira coisa a se destacar é que a Rondônia é muito conhecida pela sua grande capacidade de integração e mobilidade operacional. Isto é muito característico, principalmente, das forças de segurança pública. Então, acredito que é reflexo da cultura de Rondônia, que veio de várias culturas de todo o Brasil, e este aprimoramento cultural também acaba refletindo até nos serviços profissionais de segurança pública. O mês de janeiro foi um grande exemplo, porque quando nós enfrentamos um problema nacional, que são os “salves” de facções que tentam aquietar as forças do Estado para manter o seu domínio territorial, o Estado de Rondônia conseguiu reagir, contornando e reestabelecendo a ordem pública em quatro dias. O que significa isto? Aqueles “salves” que determinaram a opressão das facções, incendiar órgãos e bens públicos e privados, ela durou apenas quatro dias. Por que eu falo apenas quatro dias? Porque em outros Estados que também passaram e passam por esta situação de problema nacional, famosos “salves” que atentam procedimentos terroristas, eles demoram de 15 a 30 dias até contornar, reestabelecer a ordem. Rondônia conseguiu em quatro. E além disto, também em janeiro, as ações táticas específicas às pessoas, aos criminosos estratégicos, foi muito importante, onde nós conseguimos neutralizar várias pessoas de importância no crime organizado. E no mês de janeiro acabou tendo um recuo da incidência criminal, onde em alguns dias, durante as duas semanas finais de janeiro, em Porto Velho, nós chegamos a ter zero registro de roubo, zero registro de furto. Ou seja, friso, teve uma terça-feira, na outra semana teve uma quarta, e na outra teve uma quinta, que foi zero ocorrência registrada sobre roubo e furto. Então, é o reflexo de que, quando o Estado entra forte, tem respaldo para atuar, e atua com liberdade para proteger o cidadão, então, isto causou um reflexo positivo.
O Carnaval mais seguro dos últimos dez anos
Comandante Regis Wellington - Nós organizamos no mês de fevereiro, até agora março, o carnaval, foi o carnaval mais seguro dos últimos dez anos, tivemos apenas 35 ocorrências de menor potencial ofensivo, perdão, 16 ocorrências de menor potencial ofensivo, tivemos 35 fugitivos recapturados, 11 condutores embriagados presos em flagrante, 18 operações com comandos de abordagem, abordando pessoas em ambientes suspeitos, ambientes vulneráveis, onde havia suspeitos em atitudes ali. Então, este é um trabalho bem refletido da capacidade operacional, mobilidade operacional das polícias, das forças seguras do nosso Estado de Rondônia, que é uma boa notícia para a gente trazer aqui no lançamento do programa, através da comunicação do governo, do programa Fale Bem de Rondônia.
Luiz Carlos Ferreira- Comandante, eu já cubro a banda há mais de 40 anos, nesses anos todos e eu senti nas ruas, pelo menos na banda do Vai Quem Quer, as famílias, as pessoas elogiando, inclusive os seguranças que foram contratadas pela banda, pelos foliões que vão dentro da corda, elogiando dizendo que não tiveram trabalho, porque eles se sentiram seguros com todo o aparato que estava da segurança pública.
Comandante Regis Wellington -Ou seja, o nosso grande objetivo foi alcançado. Nós desejamos que a sociedade de bem, o trabalhador, aquele que vai se divertir no seu momento de folga, no seu momento festivo, que seja o carnaval ou outros, que ele tenha paz, que ele tenha tranquilidade, que ele possa usufruir do seu direito de entretenimento e a Polícia Militar se fazer presente para garantir isso. Nós conseguimos realizar este trabalho, reflexo de um governo que tem levado a sua governança sério, tem trazido austeridade nas gestões dos seus gastos e também no investimento operacional das Forças de Segurança Pública.
Galeria de Imagens
Governador Marcos Rocha destaca investimentos na formação de novos sargentos da PMRO
Na manhã desta quarta-feira (2), a Polícia Militar de Rondônia celebrou a formatura do Curso de Formação de Sargentos (CFS) 2024-II, em Cacoal, onde
Governo de Marcos Rocha fortalece saúde e segurança com ações e investimentos estratégicos
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, tem reforçado ações implementadas de forma efetivas em áreas prioritárias, como saúde e segurança pública, d
Durante a cerimônia de formação de novos sargentos da PMRO, o governador Marcos Rocha reforçou o compromisso com a valorização das forças de Seguran
Decreto regulamenta a Ajuda de Custo para Atividade Delegada Municipal em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho publicou, nesta terça-feira (1º), o Decreto nº 20.879 que regulamentando a Lei Complementar nº 1.003, de 7 de março de 202