Terça-feira, 12 de março de 2024 - 11h17
O atendimento da
Delegacia Virtual (Devir) para registro de ocorrências, como perda ou extravio
de documentos, furto, roubo e acidentes de trânsito sem vítimas, é mais um dos
serviços ofertados pelo Governo de Rondônia, para proporcionar melhorias e
facilidade para o cidadão. A ferramenta está disponível 24 horas, durante toda
a semana, e oferece um visual interativo, intuitivo e de fácil compreensão,
através do sítio eletrônico é possível também acompanhar o
andamento da ocorrência.
De
iniciativa da Polícia Civil do Estado (PCRO), as ocorrências não criminais; como
desaparecimento de pessoa, crime contra a pessoa com deficiência ou crime
contra o idoso, bem como outros ilícitos penais, tais como: ameaça, injúria,
difamação, calúnia, constrangimento, perturbação, desacato ou estelionato,
também podem ser realizadas pela plataforma online.
Em
funcionamento desde maio de 2023, a Delegacia Virtual registra mais de 3.500
atendimentos por mês, de acordo com o relatório demonstrativo da unidade. Para
o delegado de Polícia Civil, Swami Otto Barboza Neto, o sistema virtual é
fundamental para que a população possa registrar o Boletim de Ocorrência (BO)
do conforto de casa, sem precisar ir até uma delegacia. Swami Otto destaca
ainda que, a ocorrência terá a mesma legitimidade do registro feito na unidade
física. “Dessa forma, a população pode, de forma rápida e fácil ter a
ocorrência certificada, com a mesma validade daquela registrada em uma
delegacia física”, ressaltou.
REGISTRO DO BOLETIM
Qualquer
pessoa maior de 18 anos pode registrar Boletim de Ocorrência, através de um computador
ou dispositivo móvel. O cidadão deve informar seus dados pessoais, e depois
comunicar sua ocorrência. Importante ficar atento ao informar o e-mail e
telefone no sistema, pois em caso de erros ou da necessidade de referências
complementares no formulário e histórico da ocorrência, a equipe técnica
entrará em contato através dos dados fornecidos.
Quando
o registro da ocorrência é feito e validado, imediatamente, o documento fica
disponível para impressão e é encaminhado ao e-mail do comunicante. Caso haja
alguma divergência, o policial responsável por receber o registro, deve entrar
em contato com o cidadão e realizar os devidos ajustes. Logo após a validação
da ocorrência, ela é direcionada para a delegacia da área competente, que
adotará as providências cabíveis ao cumprimento.
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